Afeganistão vai tornar-se um "cemitério" para os EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 22 ago (Lusa) -- O Afeganistão arrisca a tornar-se um "novo cemitério" para os Estados Unidos se não retirarem do país, advertiram hoje os talibãs, na reação ao discurso do Presidente Donald Trump, na segunda-feira.

"Se os Estados Unidos não retirarem as tropas do Afeganistão, o país depressa se vai tornar num novo cemitério para aquela superpotência do século XXI. Os dirigentes norte-americanos devem saber disto", avisaram os talibãs num comunicado, depois de Trump ter deixado em aberto a possibilidade de enviar mais tropas para o Afeganistão.

Ao anunciar a estratégia para o Afeganistão, num discurso à nação na noite de segunda-feira (madrugada de hoje em Lisboa), o Presidente norte-americano defendeu que a nova estratégia no Afeganistão não será baseada num calendário, mas em condições, afirmando que não vai discutir o número de tropas.

"Não vamos falar do número de soldados ou dos planos para novas ações militares. Os inimigos da América não devem conhecer nunca os nossos projetos", afirmou Trump.

Desde 2001, cerca de 2.400 soldados norte-americanos morreram no Afeganistão, e mais de 20.000 ficaram feridos.

Atualmente estão destacados 8.400 militares norte-americanos no Afeganistão. Os Estados Unidos chegaram a ter 100.000 tropas no país durante a administração de Barack Obama, em 2010-2011.

FV // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.