Presidente da Empordef ataca gestão anterior "ruinosa" e sugere ilegalidades

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O presidente da Empordef classificou hoje como "ruinosa" a anterior gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), defendendo que é preciso explicar perdas de milhões de euros lesivas do erário público.

"Chegámos a uma fase em que temos de explicar aos portugueses porque é que isto estava assim. O erário público foi contributivo em relação a uma situação de gestão que eu classifico de ruinosa", afirmou Vicente Ferreira, em declarações aos jornalistas, na sede da `holding´ estatal denominada Empresa Portuguesa de Defesa.

Rui Vicente Ferreira defendeu que a solução da subconcessão [à Martifer] "não é perfeita mas é a possível" e disse que "será implementada", afirmando esperar que as audições que vão decorrer no parlamento sobre os ENVC possam clarificar questões sobre as quais disse também ter dúvidas, nomeadamente se as anteriores gestões cumpriram a lei.

Referindo uma notícia da TVI que dava conta, sexta-feira, da venda de aço a um preço alegadamente inferior ao valor de mercado, Rui Vicente Ferreira considerou que "a questão é porque é que o aço foi comprado há sete anos e não foi aplicado".

"Aços há mais de mil tipos. A questão é por que é que aquele aço estava lá há sete anos? Aquele bem, de milhões, foi adquirido e não foi aplicado em navio nenhum? Por que é que se comprava bens de equipamento de centenas de milhões, sem aplicar a lei?", questionou.

Vicente Ferreira frisou que os ENVC "estavam obrigados, como qualquer empresa pública, a respeitar a lei", acrescentando que não houve nenhum concurso público para a compra de matérias-primas e equipamento até 2011, sugerindo que "provavelmente não se respeitou o código das compras públicas".

Vicente Ferreira defendeu que "alguém deve explicar ao país por que é que o aço foi adquirido e explicar as causas", indicando outros casos que considera carecerem de explicação: "o Atlântida, o NPO, os asfalteiros".

Questionado sobre se o aço foi vendido a um preço inferior ao de mercado, Vicente Ferreira afirmou desconhecer o valor, frisando que a administração cumpriu a lei.

"Quanto a isso não temos qualquer dúvida. A administração cumpriu a lei. Porque é que se vendeu? Porque era preciso pagar salários".

O presidente da Empordef acrescentou que, "em aço, o estaleiro de 2000 a 2011 comprou dezenas de milhões de euros de aço", sem recorrer a concurso público.

Desse aço, "uma pequena parte, 1700 toneladas, foram vendidos em hasta pública".

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.