Cuba vê Portugal como ponto estratégico para a relação com o mercado europeu -- embaixadora

| Economia
Porto Canal / Agências

Coimbra, 16 dez (Lusa) - A embaixadora de Cuba, Johana Tablada, defendeu hoje, em Coimbra, uma aproximação entre os dois países, encarando Portugal como um ponto estratégico para a relação do seu país com o mercado europeu.

"Portugal é o ponto mais ocidental da Europa e Cuba dos pontos mais próximos do outro lado do Atlântico", sendo necessário "um empenho no intercâmbio económico" entre os dois países, explicou Johana Tablada, à margem de um encontro de empresários da região Centro com a embaixadora cubana, organizado pelo Conselho Empresarial do Centro (CEC).

A embaixadora considerou que "há muito potencial" para aumentar o atual volume de negócios entre os dois países, que se situa "nos 88 milhões de euros" e que decorrem "de forma espontânea".

"Cuba está a viver um momento muito atrativo", salientou Johana Tablada, defendendo que o "espaço ibero-americano tem de ser aproveitado".

A visita à região Centro da embaixadora cubana prende-se com o interesse de Cuba em empresas portuguesas na área das tecnologias, assim como da "indústria do vidro, indústria farmacêutica, energias renováveis e setor da construção".

Johana Tablada visitou também a Universidade de Coimbra, estando em perspetiva um "intercâmbio" com universidades cubanas.

"Há um novo quadro, do ponto de vista do investimento estrangeiro, em Cuba", referiu José Couto, presidente do CEC, afirmando que as empresas da região Centro podem, deste modo, potenciar a sua já existente "tendência para a exportação".

JYGA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.