Extinto fogo em Mação

| País
Porto Canal com Lusa

Mação, Santarém, 20 ago (Lusa) -- O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Mação, no distrito de Santarém, foi extinto ao início da manhã de hoje, segundo a Proteção Civil.

O fogo que começou em Aboboreira às 00:01 de quarta-feira entrou em conclusão às 06:50 de hoje, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. No local estão ainda 695 operacionais e 209 meios terrestres.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), um fogo em conclusão é um "incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio".

O incêndio em Mação foi um dos mais intensos dos últimos dias, com o presidente da Câmara a estimar que cerca de 80% do concelho tenha ardido.

"Estamos a chegar ao nosso limite e já não há muito por onde arder", afirmou Vasco Estrela à Lusa na sexta-feira à noite, estimando que as chamas tivessem consumido "entre nove a dez mil hectares de floresta", a somar aos "18 mil que já tinham ardido há duas semanas" e que deixaram Mação com 80% da área do concelho queimada.

Os danos não estão ainda quantificados, mas o presidente da autarquia temia "prejuízos económicos muito elevados na maior riqueza produtiva do concelho", para o qual reclamava "uma atenção especial".

"Seria uma injustiça inqualificável que não tivéssemos tratamento similar ao de outros concelhos afetados pelos incêndios", afirmou, reclamando que seja "reconhecido o Estado de calamidade pública" e que o município "tenha as mesmas prerrogativas que Pedrógão Grande, por exemplo, em termos de apoio do Portugal 2020".

Outros três incêndios eram destacados pela ANPC pelas 07:15, um deles, em Gavião, já dominado desde sábado à noite, mas ainda a mobilizar 438 operacionais e 132 meios terrestres.

Em curso estavam outros dois incêndios, em Ribeira de Pena (Vila Real) e na Covilhã (Castelo Branco).

Em Ribeira de Pena encontravam-se 190 operacionais e 56 veículos a combater as chamas que deflagraram em Vilarinho no sábado à tarde.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Rui Vaz Alves, definiu como prioritária a defesa das povoações mais próximas da linha de fogo e, segundo o autarca, foram preparados os meios necessários para, caso seja necessário, retirar pessoas.

Os operacionais estão a ser estrategicamente colocados junto a localidades, como Formozelos, para travar a progressão das chamas em direção à aldeia.

O incêndio lavra em mato e pinhal, numa zona de relevo difícil e com poucos acessos.

O fogo na Covilhã, com duas frentes ativas, era combatido por 220 operacionais e 65 meios terrestres.

ISG (DYA/PLI) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.