Espanha: Presidente da Câmara de Barcelona diz que não seria possível evitar um atentado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 19 ago (Lusa) -- A presidente da Câmara de Barcelona defendeu hoje que não seria possível evitar um atentado como o de quinta-feira, porque se houvesse barreiras no acesso norte às Ramblas, os terroristas teriam conseguido entrar por outro lado.

Numa conferência de imprensa na autarquia, onde hoje se abriu a principal sala para que os cidadãos possam assinar um livro de condolências às vítimas do ataque, Ada Colau disse que os especialistas em segurança confirmaram, no próprio dia do atentado, que não teria sido possível evitá-lo.

"Os próprios especialistas policiais disseram, no próprio dia do atentado, que mesmo que tivéssemos barreiras, uma furgoneta pequena poderia entrar pela lateral, ou pela rua do lado", afirmou, em resposta a uma pergunta sobre a ausência de barreiras no topo da Rambla, junto à praça da Catalunha, por onde entrou a furgoneta que na quinta-feira atropelou mortalmente 13 pessoas e feriu mais de cem.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.