Mario Draghi teme que processo de liquidação bancária seja demasiado complexo

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 16 dez (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou-se hoje preocupado com a possibilidade de o mecanismo de liquidação bancária que está a ser negociado na União Europeia ser demasiado complexo e o seu financiamento não ser adequado.

"Estou preocupado que o processo de decisão seja demasiado complexo e os mecanismos de financiamento não sejam os adequados", afirmou Draghi numa intervenção na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

"Não deveríamos criar um mecanismo que seja único apenas em nome", acrescentou.

As afirmações de Draghi surgem depois de os ministros da Economia e Finanças da UE não terem conseguido chegar a acordo na semana passada sobre o mecanismo, tendo, no entanto, lançado as bases para alcançarem um entendimento numa reunião extraordinária que tem lugar na próxima quarta-feira.

Questionado sobre se considera que o último texto negociado ainda pode ser melhorado na quarta-feira, Draghi limitou-se a dizer que espera que os países da UE cheguem a acordo esta semana.

As bases definidas para o mecanismo de resolução deixam à Comissão Europeia um papel limitado num complexo processo de decisão, no qual os países terão um peso especial.

"Confio que o Parlamento Europeu, juntamente com o Conselho, tenham sucesso na criação de uma verdadeira união bancária", reiterou.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.