PT lidera quota de acesso fixo à Internet de banda larga com 51,6% - ANACOM

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O grupo Portugal Telecom (PT) registou uma quota de 51,6% no primeiro trimestre do ano no acesso fixo à Internet de banda larga, liderando este segmento, de acordo com dados hoje revelados pela ANACOM.

Segundo o relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) sobre a evolução do serviço de acesso à Internet no primeiro trimestre deste ano, o grupo ZON Multimédia/TV Cabo é o segundo com mais acessos nesta área, com 33% de mercado, seguido pela Cabovisão com 6,5% de quota de acessos.

"A quota de acessos do grupo PT situou-se nos 51,6%, mais 0,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais cerca de 10,2 pontos percentuais desde o 'spin-off' [separação] da PT Multimédia (quarto trimestre de 2007)", nota o regulador.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, com 44,5% do total de acessos, seguindo-se o modem cabo com 39,4%.

A fibra ótica, assinala a ANACOM, regista um total de acessos de 15,9%, "sendo esta a forma de acesso que mais tem crescido, com 6,5% neste período e 40,5% em termos homólogos".

Neste campo, atingiram-se até março cerca de 386 mil acessos à Internet sobre fibra ótica, um crescimento de 6,5% face ao trimestre anterior.

"Em termos líquidos, e de acordo com a tendência dos últimos trimestres, os acessos em fibra ótica continuam a ser os acessos preferenciais dos novos clientes, seguindo-se os acessos modem cabo", refere a ANACOM.

Em relação aos clientes ativos de banda larga móvel, nos primeiros três meses deste ano 3,5 milhões de pessoas utilizaram a Internet neste segmento, um aumento de 1,4% em relação ao 4.º trimestre de 2012.

Em comparação com o período homólogo, o crescimento na utilização efetiva da banda larga móvel foi de 21,5%.

A TMN lidera este segmento com uma quota de mercado de 37,2%, acima dos 30,4% da Optimus e dos 28,4% da Vodafone.

PPF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.