Autores dos atentados de Barcelona e Cambrils preparavam ação de grande envergadura - polícia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, Espanha, 18 ago (Lusa) - Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia catalã.

"Eles estavam a preparar um ou vários atentados. A explosão de Alcanar permitiu evitar (...) atentados de grande envergadura", disse Josep Lluis Trapero, aludindo à explosão de uma casa, na quarta-feira, que provocou um morto.

Alcanar fica 200 quilómetros a sul de Barcelona, e os ocupantes, segundo a polícia, estavam a preparar um engenho explosivo.

Na conferência de imprensa, Josep Lluis Trapero disse que as autoridades ainda não identificaram o condutor da furgoneta envolvida no ataque em Barcelona.

O porta-voz da polícia catalã acrescentou que os suspeitos detidos são três marroquinos e um espanhol, e nenhum deles com antecedentes ligados ao terrorismo.

Espanha foi alvo na quinta-feira e hoje de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, Tarragona, que fizeram 14 mortos e 135 feridos.

O ataque de Barcelona, em que uma furgoneta branca avançou sobre a multidão nas Ramblas, grande avenida do centro da capital catalã, matando 13 pessoas, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Horas depois, de madrugada, cinco homens a bordo de um automóvel Audi A3 atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, Tarragona, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

EL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.