Pedro Martins crê em reação do Vitória frente ao Sporting

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 18 ago (Lusa) - O treinador do Vitória de Guimarães, Pedro Martins, disse hoje que a equipa vai querer retificar a última derrota e lutar pelos "três pontos" com o Sporting, na terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, no sábado.

Os vimaranenses saíram derrotados por 3-0 do reduto do Estoril-Praia, na segunda jornada, e ficaram ainda com dois elementos da defesa indisponíveis para a receção aos 'leões' - Josué e Vigário foram expulsos -, mas o técnico vitoriano prometeu uma equipa "forte", "destemida" e preparada para dar uma "resposta muito boa" perante o seu "público".

"Há uma coisa a que estamos habituados: é que, nos momentos negativos, normalmente reagimos. É isso que vamos fazer amanhã [sábado]. Não ficámos satisfeitos com o jogo e o resultado da última jornada, mas já estamos focados e preparados para a próxima", adiantou, na conferência de antevisão ao jogo marcado para as 18:15 de sábado.

Pedro Martins recusou que seja mais difícil enfrentar a turma de Alvalade, logo após o desaire na Amoreira, defendendo que é o que o "calendário ditou" e que o "futebol muda de um jogo para outro", e antecipou que a equipa treinada por Jorge Jesus vai surgir com a "mesma identidade" da época passada, mudando apenas os "laterais" e o "central".

O treinador defendeu ainda que o facto de o adversário se deslocar a Guimarães entre os dois jogos do 'play-off' da Liga dos Campeões, com os romenos do Steaua de Bucareste, não vai ter qualquer "influência a nível físico" para um jogo onde ainda não vai poder contar com o lateral-esquerdo Konan, por não ter ainda "ritmo competitivo" para "estar à altura" da "exigência".

Questionado sobre os cinco golos sofridos em duas jornadas, que fazem da defesa do Vitória a pior do campeonato, Pedro Martins considerou que a equipa tem sido punida por "erros individuais e momentâneos", apesar de estar, a seu ver, a mostrar "organização" e a caminho de ser a equipa que normalmente é, "dentro do processo".

"É uma questão pontual, acredito que rapidamente vamos mostrar a nossa consistência defensiva. É uma questão pontual, fruto da juventude que, neste momento, existe. À medida que o tempo vai passando e que o campeonato vai avançando, vamos cometer muito menos erros", explicou.

O técnico mencionou, aliás, a juventude de muitos elementos titulares neste início de época e referiu que o plantel, apesar da "qualidade", vai precisar de "alguma paciência" para mostrar mais "consistência" e fazer um "campeonato bom", mas sem nunca abdicar da "identidade" e da "exigência" de "lutar pela vitória" em "todos os jogos".

Pedro Martins, que recusou comentar o empréstimo do defesa Juba ao Vitória, pelo Arouca, falou ainda sob o vídeo-árbitro no duelo com o Estoril-Praia, tendo considerado que Carlos Xistra expulsou bem Josué após o recurso ao dispositivo, mas que houve dois lances, um deles um penálti sobre Raphinha, na segunda parte, em que os árbitros deveriam ter sido mais "rigorosos", por se tratarem de "factos" e não de lances de "interpretação".

O Vitória de Guimarães recebe o Sporting pelas 18:15 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo dirigido pelo árbitro Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa.

TYME // NF

Lusa/fim.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".