Bolsas europeias abrem em queda, Tóquio fechou em perda

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 ago (Lusa) -- As bolsas europeias estão hoje a abrir em queda, com as praças de Madrid, Paris e Milão a perder cerca de 1% na abertura no dia seguinte aos atentados terroristas na Catalunha, em Espanha, adiantam as agências internacionais.

O principal indicador da bolsa espanhola, o IBEX 35, abriu a cair 0,99%, caindo da fasquia dos 10.400 pontos para 10.340,4 pontos.

Também a praça de Milão abriu em perda, a cair 0,99%, situando-se nos 21.572,43 pontos.

O principal indicador da bolsa de Paris abriu a perder 0,93%, para os 5.098, 84 pontos.

A Bolsa de Lisboa abriu também em baixa, com o principal índice (PSI20) a perder, 0,54% para os 5.214,70 pontos.

A praça de Londres abriu a perder 0,38%, com o índice FTSE-100 a cair para os 7.359,50 pontos.

Também a bolsa de Tóquio encerrou hoje em baixa, a cair mais de 1% para o nível mais baixo dos últimos três meses, com o índice Nikkei a perder 1,18%.

Um ataque terrorista em Barcelona, na tarde de quinta-feira, provocou 13 mortos e cerca de uma centena de feridos, após uma furgoneta ter galgado um passeio e atropelado dezenas de pessoas, nas Ramblas, no centro da cidade.

O ataque ocorreu pela 17:00 locais (16:00 em Lisboa) e foi entretanto reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, através dos seus canais oficiais de comunicação.

Já esta madrugada, a polícia catalã abateu cinco "suspeitos terroristas" que atropelaram várias pessoas, no centro de Cambrils, estância balnear a 117 quilómetros a sudoeste de Barcelona.

IMA (ANC/ARA/CC/EL/NL/PNG/VAM)

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.