Central de Camionagem de Lamego vai ser requalificada

| Norte
Porto Canal / Agências

Lamego, 16 dez (Lusa) - A Câmara Municipal de Lamego anunciou hoje que a central de camionagem vai ser requalificada, sendo alvo de obras que vão incidir no edifício e na zona envolvente, ultrapassando os 700 mil euros de investimento.

"A central de Camionagem de Lamego precisa de uma 'lavagem de cara' e vai ser alvo de uma intervenção que visa proporcionar outras condições aos seus utentes", avançou o autarca de Lamego.

Em declarações à Agência Lusa, Francisco Lopes explicou que a requalificação da Central de Camionagem, bem como da respetiva zona envolvente, vai custar mais de 700 mil euros, um investimento que integra o Plano de Mobilidade Sustentável da Associação Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro.

"Esta requalificação faz parte de um projeto mais vasto, em colaboração com Vila Real e Régua, que visa melhorar as acessibilidades entre os três municípios", acrescentou.

De acordo com o autarca de Lamego, a intervenção vai avançar no primeiro trimestre de 2014 e contempla a execução de pequenas obras de manutenção e a requalificação do edifício existente, nomeadamente ao nível da reparação das cotas de abertura, pinturas, reparações estruturais nos elementos de betão armado, remodelação das instalações sanitárias e sala de embarque e espera.

"Trata-se de uma renovação que vai passar a oferecer condições de conforto, segurança e comodidade aos utentes. Passarão a ter uma boa sala de espera e sanitários dignos", revelou.

Francisco Lopes explicou que o edifício, que considera estar completamente ultrapassado, será também intervencionado na antiga zona do bar/restaurante que está desativado e na parte dos escritórios.

"Pensamos depois instalar nesta zona pequenas empresas ligadas aos ramos dos transportes", revelou, acrescentando que no parque da central de camionagem também haverá espaço para cinco ou seis lugares destinados aos autocarros turísticos.

A intervenção na central de camionagem complementa o plano de regeneração urbana em curso na cidade de Lamego, que incide sobre as avenidas Visconde Guedes Teixeira e Dr. Alfredo de Sousa e que tem por objetivo a retirada de parte da circulação automóvel, privilegiando o movimento de peões.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.