PIB da zona euro acelera crescimento homólogo para 2,2% no 2.º trimestre

PIB da zona euro acelera crescimento homólogo para 2,2% no 2.º trimestre
| Economia
Porto Canal com Lusa

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu 2,2% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2016 e 0,6% em relação ao trimestre precedente, segundo a estimativa 'flash' do Eurostat divulgada esta quarta-feira.

No conjunto da União Europeia (UE), o PIB no segundo trimestre cresceu 2,3% face ao mesmo período de 2016 e também 0,6% em relação trimestre precedente.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB da zona euro tinha registado um crescimento de 1,9% relativamente ao mesmo período de 2016 e 0,5% face ao trimestre anterior.

No conjunto dos 28 países da UE, no primeiro trimestre deste ano o PIB cresceu 2,1% face ao mesmo período de 2016 e 0,5% face ao trimestre precedente.

Em Portugal, o PIB registou uma subida homóloga de 2,8% no segundo trimestre e uma evolução em cadeia de 0,2%, o que compara com 2,8% e 1,0%, respetivamente, no primeiro trimestre.

Por países, a República Checa (2,3%), Suécia (1,7%) e Roménia (1,6%) registaram os crescimentos em cadeia mais altos do PIB de abril a junho, enquanto as maiores subidas homólogas aconteceram na Letónia (4,8%), República Checa (4,5%) e Polónia (4,4%).

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.