Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

PIB da zona euro acelera crescimento homólogo para 2,2% no 2.º trimestre

PIB da zona euro acelera crescimento homólogo para 2,2% no 2.º trimestre
| Economia
Porto Canal com Lusa

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu 2,2% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2016 e 0,6% em relação ao trimestre precedente, segundo a estimativa 'flash' do Eurostat divulgada esta quarta-feira.

No conjunto da União Europeia (UE), o PIB no segundo trimestre cresceu 2,3% face ao mesmo período de 2016 e também 0,6% em relação trimestre precedente.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB da zona euro tinha registado um crescimento de 1,9% relativamente ao mesmo período de 2016 e 0,5% face ao trimestre anterior.

No conjunto dos 28 países da UE, no primeiro trimestre deste ano o PIB cresceu 2,1% face ao mesmo período de 2016 e 0,5% face ao trimestre precedente.

Em Portugal, o PIB registou uma subida homóloga de 2,8% no segundo trimestre e uma evolução em cadeia de 0,2%, o que compara com 2,8% e 1,0%, respetivamente, no primeiro trimestre.

Por países, a República Checa (2,3%), Suécia (1,7%) e Roménia (1,6%) registaram os crescimentos em cadeia mais altos do PIB de abril a junho, enquanto as maiores subidas homólogas aconteceram na Letónia (4,8%), República Checa (4,5%) e Polónia (4,4%).

+ notícias: Economia

Francisco Louçã antevê uma nova crise financeira como em 2007

10 anos depois da crise, os desiquilíbros financeiros mantêm-se e o risco de uma nova crise é cada vez mais real. As palavras sao de Francisco Louçã, no livro "Sombras". Na obra, agora lançada, o economista aborda o poder da 'finança-sombra' e os riscos que esta impõe à economia global.

CIP indisponível para aumentar salário mínimo para 600 euros

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, afirmou hoje, em entrevista conjunta à Antena1 e ao Jornal de Negócios, que não há disponibilidade para aceitar a proposta de 600 euros de salário mínimo para 2018.

Trabalhadores e Autoeuropa chegam a pré-acordo sobre horários de trabalho

Palmela, Setúbal, 20 nov (Lusa) - A Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa chegaram hoje a um pré-acordo sobre os horários de trabalho, que deverá ser sufragado pelos trabalhadores durante a próxima semana, disse hoje à agência Lusa fonte das negociações.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS