Info

Várias aldeias na linha do fogo do Fundão, que continua a progredir com intensidade

Várias aldeias na linha do fogo do Fundão, que continua a progredir com intensidade
| País
Porto Canal com Lusa

O incêndio que afeta a Serra da Gardunha, Fundão, continua a avançar "com muita intensidade, numa área gigante", havendo várias aldeias na linha do fogo e alguns pomares de cereja ameaçados, afirmou o presidente da Câmara.

O incêndio, que começou em Castelo Branco, no domingo, e que alastrou, ao meio da tarde desse dia, ao território do Fundão, "continua a lavrar com muita intensidade", com "frentes descontroladas", disse à agência Lusa o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

De manhã, os operacionais estavam a tentar "atacar algumas dessas frentes", aproveitando a descida da temperatura, mas "a situação continua muito grave e as chamas muito fortes", explicou o autarca.

"Há várias aldeias na linha do fogo: Alcongosta, Souto da Casa, Alpedrinha e depois, dentro de Souto da Casa, que é sede de freguesia, há várias anexas que podem estar também em perigo", referiu Paulo Fernandes, frisando que "o fogo está a espalhar-se por uma área muito grande com várias localidades".

Até ao momento, há uma casa de primeira habitação afetada pelas chamas e "várias casas de segunda habitação, em Castelo Novo e Alpedrinha", com algumas a ficarem "inabitáveis".

Alguns pomares de cereja - produto com grande impacto na economia local - "estão a ser afetados pelas chamas, mas ainda não é em grande quantidade", afirmou à Lusa o presidente da Câmara do Fundão.

No entanto, o incêndio "está-se a aproximar" de uma zona de pomares, acrescentou, aclarando que se procura combater as chamas nesse "ponto crítico".

De acordo com Paulo Fernandes, os quatro bombeiros que sofreram ferimentos ligeiros durante a noite já tiveram alta.

A Câmara Municipal do Fundão, ao princípio da noite de segunda-feira, acionou o Plano de Emergência Municipal.

Segundo a página da Proteção Civil na internet, o incêndio que afeta o concelho do Fundão mobilizava, às 10:45, 335 operacionais, 98 meios terrestres e seis meios aéreos.

+ notícias: País

'Bodyboarder' aparece são e salvo, autoridades recolhem dados para entregar ao MP

O praticante de 'bodyboard' que estava dado como desaparecido há 10 dias na Costa da Caparica apareceu e está junto da família, disse esta quarta-feira à Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional.

Jovem de 19 anos morre em colisão no IC2

Uma jovem de 19 anos morreu num acidente entre dois automoveis no IC2, em São João da Madeira. A via esteve cortada durante mais de três horas.

Juízes desmarcam dia de greve em janeiro após retoma de negociações com Governo

A Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) desconvocou a greve marcada para 23 de janeiro, após terem sido reatadas as negociações com o Governo sobre as alterações ao Estatuto do Magistrados Judiciais, disse o presidente da ASJP à Lusa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.