Desemprego urbano na China fixa-se em 5,1% em julho

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 14 ago (Lusa) - A taxa de desemprego urbano na China fixou-se em 5,1%, em julho, um nível "relativamente baixo", informou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês (GNE).

Entre janeiro e julho foram criados 8,55 milhões de postos de trabalho nas cidades chinesas, mais 200.000 do que no mesmo período do ano passado, indicou, num comunicado difundido pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, o porta-voz do GNE Mao Shengyong.

A taxa de desemprego urbano do país fixou-se em 5,1%, uma queda relativamente ao mesmo mês de 2016, apesar de julho ter coincidido com a conclusão da licenciatura de 7,95 milhões estudantes universitários, mais 300.000 do que no ano passado.

"Não foi fácil manter uma taxa de desemprego baixa no mês em que os estudantes universitários concluem a licenciatura", afirmou Mao.

Segundo o porta-voz, o Governo chinês pretende criar 11 milhões de empregos este ano.

O Governo chinês não publica estatísticas completas de desemprego, excluindo das estatísticas as zonas rurais, onde vive quase metade da população chinesa.

JOYP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.