Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Fogo que começou em Cantanhede e que afetou Coimbra dado como dominado

Fogo que começou em Cantanhede e que afetou Coimbra dado como dominado
| País
Porto Canal com Lusa

O incêndio que começou no concelho de Cantanhede e que lavrou na sede de distrito, Coimbra, foi dado como dominado este domingo de manhã, afirmou o presidente da Câmara, Manuel Machado, referindo que o risco de reativação "é alto".

O incêndio foi dado como dominado às 07h41, sendo que "o dispositivo se mantém no terreno", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, sublinhando que "o nível de reativação é alto".

De acordo com o autarca, o plano municipal de emergência, acionado na sexta-feira, mantém-se ativo.

Em declarações à Lusa, Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, confirmou que o incêndio que começou em Cantanhede e que progrediu na zona de Trouxemil, Lamarosa, Andorinha e São Marcos, no concelho de Coimbra, foi dado como dominado.

A adjunta nacional de operações também frisou que há "um elevadíssimo risco de reativação".

De acordo com Patrícia Gaspar, o risco deve-se às condições meteorológicas "ainda vigentes" para hoje e segunda-feira.

"Esta noite, houve locais onde a temperatura não desceu dos 20 graus. É um cenário meteorológico muito complexo", explicou.

O incêndio que começou em Torres do Mondego, concelho de Coimbra, e que rapidamente progrediu para Miranda do Corvo está neste momento "estabilizado", mantendo-se com "uma frente ativa com cerca de 800 metros", referiu a adjunta nacional de operações.

"O pior cenário é o do incêndio de Ferreira de Zêzere", no distrito de Santarém, afirmou Patrícia Gaspar.

+ notícias: País

Sismo de magnitude 4.3 em Sobral de Monte Agraço, Lisboa

Um sismo de magnitude 4.3 na escala de Richter foi registado pelas 07h44, com epicentro a 4 quilómetros este-nordeste de Sobral de Monte Agraço, Lisboa, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Associação lança campanha de apoio urgente à Reserva da Faia Brava

A Associação Transumância e Natureza (ATN) lançou uma campanha de apoio urgente à Reserva da Faia Brava com o objetivo de enfrentar a fase crítica de calor, seca e risco de incêndio que se vive.

Centenas de pessoas deslocadas devido ao fogo de Mação

Centenas de pessoas tiveram de ser deslocadas das suas casas devido ao incêndio de Mação, em Santarém, para o qual vão ser mobilizados esta quinta-feira todos os meios aéreos disponíveis, anunciou hoje a Proteção Civil.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...