Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Quase 1.800 operacionais no combate a seis incêndios de cinco distritos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 ago (Lusa) -- Quase 1.800 operacionais combatiam, hoje, seis grandes incêndios em cinco distritos, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo, dos quais dois estão já em fase de resolução, indicou a Proteção Civil.

No concelho de Abrantes, distrito de Santarém, o fogo, que deflagrou na quarta-feira, continuava a mobilizar o maior número de meios, contando com 639 operacionais, apoiados por 212 viaturas, no combate a uma frente em povoamento florestal, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No mesmo distrito, no concelho de Ferreira do Zêzere, um incêndio, com duas frentes em povoamento florestal, que deflagrou na noite de sexta-feira, mobilizava 136 operacionais, apoiados por 39 meios terrestres, pelas 05:00.

O incêndio no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, ativo desde o final da tarde de sexta-feira e com quatro frentes em povoamento florestal, era combatido, pela mesma hora, por 293 operacionais e 95 viaturas.

No concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, o fogo, que deflagrou ao início da tarde de sexta-feira, era combatido por 314 operacionais, apoiados por 92 viaturas, numa frente em povoamento florestal.

O combate às chamas na zona de Portunhos estava a evoluir favoravelmente ao início da madrugada, disse à Lusa o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Outros dois incêndios referenciados pela Proteção Civil como ocorrências importantes foram, entretanto, dado como dominados durante a madrugada.

O incêndio florestal que deflagrou na quinta-feira no concelho da Mealhada e que depois de estar dominado se reacendeu na sexta-feira entrou em fase de resolução (sem "perigo de propagação para além do perímetro já atingido") esta madrugada, mas mantinha, pelas 05:00, um total de 321 operacionais e 82 viaturas no terreno.

Em Monção, distrito de Viana do Castelo, onde o fogo, que deflagrou na tarde de sexta-feira, também entrou em fase de resolução, estavam 65 homens, apoiados por 21 meios terrestres.

DM (JLS/JEF/) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Incêndios: Número de mortos sobe para 44

Duas pessoas feridas com gravidade nos incêndios de domingo morreram hoje de madrugada nos Hospitais de Coimbra, segundo fonte da Câmara de Oliveira do Hospital, onde residiam, o que eleva para 44 o número de mortes nestes fogos.

Feridos em estado grave transportados para hospital após acidente com dois mortos em Almancil

Os três feridos do acidente ocorrido hoje em Almancil, com duas vítimas mortais, foram transportados para o hospital de Faro em estado grave, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Ordem dos Médicos exige auditoria independente e urgente ao SNS

A Ordem dos Médicos exigiu esta quarta-feira uma auditoria independente e urgente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), na sequência das conclusões de um relatório do Tribunal de Contas sobre o acesso a consultas e cirurgias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"