Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Sobe para 24 número de mortos no sismo no sudoeste da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 12 ago (Lusa) -- O número de mortos na sequência do forte sismo que sacudiu, na noite de terça-feira, a província de Sichuan, no sudoeste da China, subiu hoje para 24, com a descoberta de quatro corpos, informou a agência oficial Xinhua.

O sismo fez ainda 493 feridos, dos quais 45 continuam em estado grave, segundo as autoridades locais que informaram ainda de pelo menos cinco desaparecidos.

O terramoto de magnitude 6,5 -- segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos -- ocorreu na terça-feira às 21:30 (14:20 em Lisboa), numa zona de elevada altitude e difícil acesso do planalto tibetano, onde se encontra a reserva de Jiuzhaigou, um dos parques naturais mais reputados do país e classificado pela Unesco.

Mais de 85 mil pessoas, incluindo 126 turistas estrangeiros, foram retiradas daquela localidade, onde existem inúmeros hotéis junto ao parque.

O sismo reavivou a traumatizante recordação do tremor de terra de magnitude 8, ocorrido na mesma província em 2008, o qual fez 87.000 mortos e desaparecidos.

O abalo de terça-feira foi sentido numa vasta região, desde a capital da província de Chengdu a 284 quilómetros do epicentro, até à cidade de Xian, a mais de 400.

DM (PCR) // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para sete número de mortos em deslizamento de terras na Malásia

As autoridades da Malásia elevaram este domingo para sete o número de mortos num deslizamento de terras que soterrou, no sábado, 11 trabalhadores num estaleiro de obra.

Madrid decide intervir e convocar eleições regionais até daqui a seis meses

O Governo espanhol decidiu este sábado assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

Vários feridos em ataque na Alemanha

Várias pessoas ficaram feridas este sábado na cidade alemã de Munique devido a um ataque com uma faca por um homem que fugiu depois do crime, de acordo com as forças de segurança locais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Consultório

Como prevenir a gripe - medicamentos e...

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"