Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Volume de negócios nos serviços acelerou no primeiro trimestre ao aumentar 7,1%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 ago (Lusa) - O crescimento do volume de negócios nos serviços acelerou no segundo trimestre ao subir 7,1%, quando nos três meses anteriores tinha aumentado 5,1%, enquanto na variação mensal abrandou em junho, anunciou hoje o INE.

"No 2.º trimestre de 2017, as vendas de serviços aumentaram 7,1% (5,1% no trimestre anterior)", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados revelados, na variação mensal, "o índice de volume de negócios nos serviços passou de um crescimento homólogo de 7,0% em maio para 5,9% em junho".

Comparativamente com o mês anterior, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação de 3,3% (depois de ter descido 1,3% em maio).

Os índices de emprego, de remunerações brutas e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas positivas em junho.

No caso do emprego, a subida foi de 3,6% (tinha sido 3,7% em maio), nas remunerações brutas o acréscimo foi 5,5% (4,7% em maio) e nas horas trabalhadas o aumento foi de 4% (3,4% em maio).

As áreas que mais contribuíram para a variação do índice agregado do volume de negócios foram o comércio por grosso (contribuição de 2,3 pontos percentuais), a reparação de veículos automóveis e motociclos e a de transportes e armazenagem (1,5 pontos percentuais) e variações homólogas de 4% e 10,5%, respetivamente (5,8% e 9,9% em maio).

No alojamento, restauração e similares o aumento foi o mais intenso em junho (13,5%) e a maior aceleração face ao mês anterior (2,2 pontos percentuais).

EA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Banco espanhol BBVA vai passar a sucursal em Portugal

O BBVA Portugal vai passar de filial a sucursal, segundo informação disponível no 'site' do grupo, em que refere que este continua a ser "um mercado muito importante" e que o objetivo é dar à operação maior capacidade de gestão.

Gestmin reforça posição nos CTT e passa a deter 12,17% do capital social

Lisboa, 17 jan (Lusa) - A Gestmin reforçou a posição no capital dos CTT, passando a deter diretamente 12,17% do capital social e dos direitos de voto da empresa, anunciaram hoje os Correios.

Euro mantém-se acima de 1,22 dólares e membros do BCE manifestam preocupação

Lisboa, 17 jan (Lusa) - O euro subiu hoje e manteve-se acima de 1,22 dólares, depois de vários membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) manifestarem preocupação com a recente valorização da moeda europeia.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.