Excedente comercial na zona euro atinge 17,2 mil ME em Outubro

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 16 dez (Lusa)- A zona euro registou um excedente no comércio internacional de bens com o resto do mundo de 17,2 mil milhões de euros em outubro, contra os 9,6 mil milhões verificados no mesmo período de 2012, segundo o Eurostat.

De acordo com as primeiras estimativas para outubro do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, ao nível dos 28 Estados-membros, em termos homólogos, o excedente no comércio internacional atingiu os 4,3 mil milhões de euros, enquanto em outubro de 2012 se verificou um défice de 10,2 mil milhões.

Neste boletim, o Eurostat reviu ainda em baixa os valores divulgados para o mês de setembro, passando a zona euro de um excedente de 13,1 mil milhões de euros para 10,9 mil milhões e a União Europeia de um excedente de 0,6 mil milhões para um défice de 0,7 mil milhões.

Na comparação mensal, ou seja, entre outubro e setembro, as exportações na zona euro aumentaram 0,2%, enquanto as importações baixaram 1,2%, enquanto na União Europeia as exportações subiram 0,5% e as importações caíram 0,8%.

Entre os 28 Estados-membros da União Europeia, a Alemanha continua a deter o maior excedente comercial (148,3 mil milhões de euros entre janeiro e setembro), seguida pelos Países Baixos (40,5 mil milhões de euros), pela Irlanda (28,5 mil milhões) e pela Itália (19,6 mil milhões).

Por outro lado, a França (-57,5 mil milhões), o Reino Unidos (-55,1 mil milhões), a Grécia (-14,5 mil milhões) e a Espanha (-11,6 mil milhões) registaram, até setembro de 2013, os maiores défices.

Já Portugal observou, entre janeiro e setembro, um défice comercial de 6,7 mil milhões de euros, abaixo, no entanto, dos -8,1 mil milhões verificados em termos homólogos.

ATF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.