AIE revê em ligeira alta procura mundial de petróleo para 2017

| Economia
Porto Canal com Lusa

Paris, 11 ago (Lusa) -- A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu hoje em alta a sua previsão de crescimento da procura mundial de petróleo para 2017, antecipando uma subida em 1,5 milhões de barris por dia, para 97,6 milhões de barris diários.

Depois de explicar que no segundo trimestre deste ano "a procura foi consistente", a AIE reviu a previsão da procura mundial para o final deste ano, em mais 0,1 milhões de barris por dia comparativamente à sua anterior previsão, de julho, refere a organização no seu relatório mensal sobre o mercado petrolífero.

Para 2018, o crescimento esperado pela AIE deverá abrandar ligeiramente em 1,4 milhões de barris por dia - montante inalterado em relação ao mês anterior -, para 99 milhões de barris diários.

Os números de referência foram revistos em relação à anterior publicação, sendo que na AIE possui novos dados para o ano de 2015.

A AIE referiu também no seu relatório mensal que há problemas na concretização das promessas de redução da produção petrolífera por parte de alguns produtores de petróleo.

"Haveria mais confiança na sustentabilidade do reequilíbrio (mercado) se alguns produtores envolvidos em acordos de produção não mostrassem sinais de enfraquecimento da sua decisão", assinala a AIE.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros países não pertencentes à organização, caso da Rússia, acordaram no final de 2016 reduzir a produção até março de 2018 para diminuir a sua oferta no mercado mundial, tentando, assim, melhorar os preços do barril de crude.

Mas, segundo a OPEP, o cumprimento do acordo está aquém das metas fixadas.

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.