Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Candidaturas abertas para concurso de fotografia que quer estimular a inclusão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 11 ago (Lusa) - As candidaturas para a quarta edição do concurso "A Inclusão na Diversidade" estão abertas até 15 de outubro e os premiados serão conhecidos a 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, avançou hoje a organização.

Em causa está um concurso de fotografia internacional de periodicidade anual organizado pela Plural&Singular, portal digital que se dedica à área da deficiência, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), local onde decorrerá a cerimónia de encerramento da iniciativa.

"Estimular o olhar atento por parte das pessoas ao verdadeiro sentido de inclusão e à presença ou ausência dela no meio que as rodeia, assim como, fazer com que reflitam sobre o que é uma sociedade caracterizada pela diversidade" é o objetivo deste concurso, cujo regulamento pode ser consultado em www.pluralesingular.pt .

"A Plural&Singular volta a lançar o repto a todas as entidades e instituições para participarem e darem a conhecer os projetos que poderão estar por trás das imagens que candidatam. Mais do que ganhar, o objetivo é contribuir para o registo da Inclusão na Diversidade, participando", acrescentou, em declarações à agência Lusa, Sofia Pires, uma das promotoras da iniciativa.

São destinatários fotógrafos amadores ou profissionais, a título individual ou em representação de alguma instituição, sendo o concurso de participação gratuita.

O prazo de candidaturas, que podem ser enviadas via correio postal ou eletrónico, decorre até 15 de outubro e como elementos do júri constam o fotojornalista Paulo Pimenta, o professor de educação especial e presidente da Pró-Inclusão, David Rodrigues, bem como Sónia Silva, técnica do CPF.

No ano de arranque desta iniciativa foram 61 imagens a concurso, um número que evoluiu para 85 na segunda edição e para as 144 na terceira. O "A Inclusão na Diversidade" já recebeu candidaturas oriundas de países como Brasil, Rússia, Espanha ou México.

A organização também destaca que foram criadas no 'site' da Plural&Singular galerias dedicadas às edições anteriores (2014, 2015 e 2016) do concurso, uma ideia que "vai ao encontro do conceito base desta iniciativa", uma vez que tratando-se de "um concurso dedicado a todos" é dado "protagonismo a todos e não apenas aos vencedores".

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Diretor do aeródromo da Maia garante que está tudo preparado para o Red Bull Air Race

Segundo a organização, não existe qualquer problema para a realização do Red Bull Air Race no Porto. O diretor do aeródromo de Vilar da Luz, na Maia, garante que o espaço está preparado para servir de apoio à realização do evento. Declarações estas feitas depois de uma inspeção ao local realizada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil.

Câmara de Viana do Castelo indeferiu pedido de instalação de arena para tourada

A Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido de instalação de uma arena amovível na Meadela, para uma tourada, alegando "incumprimento" de vários regimes de ordenamento do território.

Oito jovens voluntários de Braga foram para Moçambique em "Missão Amar(es)"

Oito voluntários da Escola Secundária de Amares, em Braga, foram até Moçambique ajudar na saúde e na construção de casas. É a segunda edição da "Missão Amar(es)" que este ano leva ainda quatro jovens da área da Saúde.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...