Jornal Diário Jornal das 13

Tecnovia recebe nova obra do Governo angolano no sul do país

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luanda, 11 ago (Lusa) - O Governo angolano atribuiu à empresa de origem portuguesa Tecnovia a obra de reabilitação de uma estrada na província do Cuando Cubango, no sul do país, por mais de 25,5 milhões de euros.

De acordo com uma autorização do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de 03 de agosto, a que a Lusa teve hoje acesso, em causa está a reabilitação de 7,21 quilómetros da Estrada Nacional 280 entre Rio Longa e a sede do município do Cuito Cuanavale.

O despacho presidencial autoriza o Ministério da Construção a contratar a Tecnovia Angola por 4.981 milhões de kwanzas (25,5 milhões de euros), ficando a fiscalização da empreitada a cargo da empresa Gestbuild.

Da carteira de encomendas da Tecnovia Angola constam várias obras contratadas pelo Estado angolano na histórica localidade do Cuito Cuanavale.

Em julho foi atribuída pelo Governo angolano à empresa de origem portuguesa a reabilitação da estrada de acesso ao local da histórica Batalha do Cuito Cuanavale, com uma área total de 30.500 metros quadrados.

A empreitada, no valor de 2.041 milhões de kwanzas (10,4 milhões de euros), envolve ainda a reabilitação da Parada do Triângulo do Tumpo, neste caso com uma área de 11.628 metros quadrados.

No texto da adjudicação é referido que o Governo angolano pretende "conferir maior dignidade" ao local daquela batalha, que teve lugar em 1988, "assim como facilitar o seu acesso à população, bem como homenagear todos aqueles que participaram da mesma".

A batalha do Cuito Cuanavale, no conflito civil angolano, considerado o maior combate militar em África após a segunda guerra mundial e que então envolveu forças do Governo angolano, da UNITA e da África do Sul, comemora o trigésimo aniversário em 2018.

A região insere-se no chamado "Triângulo do Tumpo", considerado o ponto principal dos combates do Cuito Cuanavale, ocorridos a 23 de março de 1988.

Além da evolução da situação política e militar em Angola, a batalha do Cuito Cuanavale é considerada como decisiva na independência da vizinha Namíbia, concluída em 1990, então ocupada pela África do Sul e após ter sido colónia da Alemanha.

PVJ // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Portugal é dos países que mais recebe de Bruxelas com quase cinco mil ME de fundos em três anos

Portugal recebeu, nos últimos três anos, quase cinco mil milhões de euros da Comissão Europeia, ocupando o terceiro lugar entre os Estados-membros que mais fundos comunitários receberam, segundo dados divulgados por Bruxelas.

EasyJet vai contestar indemnizações por falta de combustível em Lisboa

A companhia aérea easyJet afirmou hoje que vai contestar as indemnizações que foi obrigada a pagar devido às perturbações pela falha no abastecimento de combustível no aeroporto de Lisboa, tentando "recuperar esses valores" junto das petrolíferas.

Ryanair prevê cancelar até 300 voos diários devido a greve na próxima semana

A companhia aérea Ryanair indicou hoje que prevê cancelar até 300 voos diários na próxima quarta e quinta-feira (dias 25 e 26) devido a perturbações provocadas pela greve de tripulantes de cabine em Portugal, Espanha e Bélgica.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.