Tecnovia recebe nova obra do Governo angolano no sul do país

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luanda, 11 ago (Lusa) - O Governo angolano atribuiu à empresa de origem portuguesa Tecnovia a obra de reabilitação de uma estrada na província do Cuando Cubango, no sul do país, por mais de 25,5 milhões de euros.

De acordo com uma autorização do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de 03 de agosto, a que a Lusa teve hoje acesso, em causa está a reabilitação de 7,21 quilómetros da Estrada Nacional 280 entre Rio Longa e a sede do município do Cuito Cuanavale.

O despacho presidencial autoriza o Ministério da Construção a contratar a Tecnovia Angola por 4.981 milhões de kwanzas (25,5 milhões de euros), ficando a fiscalização da empreitada a cargo da empresa Gestbuild.

Da carteira de encomendas da Tecnovia Angola constam várias obras contratadas pelo Estado angolano na histórica localidade do Cuito Cuanavale.

Em julho foi atribuída pelo Governo angolano à empresa de origem portuguesa a reabilitação da estrada de acesso ao local da histórica Batalha do Cuito Cuanavale, com uma área total de 30.500 metros quadrados.

A empreitada, no valor de 2.041 milhões de kwanzas (10,4 milhões de euros), envolve ainda a reabilitação da Parada do Triângulo do Tumpo, neste caso com uma área de 11.628 metros quadrados.

No texto da adjudicação é referido que o Governo angolano pretende "conferir maior dignidade" ao local daquela batalha, que teve lugar em 1988, "assim como facilitar o seu acesso à população, bem como homenagear todos aqueles que participaram da mesma".

A batalha do Cuito Cuanavale, no conflito civil angolano, considerado o maior combate militar em África após a segunda guerra mundial e que então envolveu forças do Governo angolano, da UNITA e da África do Sul, comemora o trigésimo aniversário em 2018.

A região insere-se no chamado "Triângulo do Tumpo", considerado o ponto principal dos combates do Cuito Cuanavale, ocorridos a 23 de março de 1988.

Além da evolução da situação política e militar em Angola, a batalha do Cuito Cuanavale é considerada como decisiva na independência da vizinha Namíbia, concluída em 1990, então ocupada pela África do Sul e após ter sido colónia da Alemanha.

PVJ // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.