Operadora brasileira Oi precisa de acelerar investimentos para recuperar mercado, diz CEO

| Economia
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 10 ago (Lusa) - A operadora brasileira de telecomunicações Oi, detida em 27,49% pela Pharol (antiga PT SGPS), precisa de acelerar os seus investimentos para recuperar as vendas, disse o Presidente da companhia, Marco Schroeder, ao jornal Valor Económico.

"Tivemos um gap [lacuna] no investimento nos últimos dois a três anos frente às concorrentes. Para compensar, teremos que acelerar o capex [investimento] nos próximos trimestres", disse o executivo ao jornal brasileiro.

Marco Schroeder lembrou que, no segundo trimestre, a operadora investiu 21% da sua receita, mas reconheceu que para compensar a falta de investimentos dos últimos anos a empresa precisa de atingir um investimento anual 7 mil milhões de reais (cerca de 1,8 mil milhões de euros) em quatro anos.

As declarações foram publicadas um dia após a Oi ter apresentado os resultados do primeiro semestre deste ano em que o prejuízo aumentou para 3,5 mil milhões de reais (950 milhões de euros), face ao período homólogo de 2016.

Só no segundo trimestre deste ano, a operadora viu as suas perdas aumentarem em mais de 300%, para 3,3 mil milhões de reais (895 milhões de euros).

Num comunicado ao mercado, a Oi atribui o agravamento dos prejuízos ao "impacto do câmbio no resultado financeiro", já que "encerrou as suas operações de 'hedge' em função da recuperação judicial".

Não foi a primeira vez que o presidente executivo da empresa falou sobre a necessidade de aumentar os investimentos da Oi.

Em julho, Marco Schroeder já havia afirmado que a empresa ainda precisa de acordar uma capitalização de cerca de 8 mil milhões de reais (2,1 mil milhões de euros) com detentores dos títulos das suas dívidas para fechar o seu plano de recuperação judicial.

CYR (PD)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.