Produção de automóveis em Portugal caiu 13,5% em julho

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 ago (Lusa) - A produção automóvel em Portugal voltou a cair em julho, com menos 13,5% que em igual mês de 2016, ficando nas 12.314 unidades, 96,4% para exportação, revelou hoje a ACAP.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em julho, "saíram das fábricas de automóveis nacionais 12.314 veículos automóveis ligeiros e pesados, menos 13,5% do que no mesmo mês de 2016".

Esta queda "arrastou a variação homóloga acumulada no período de janeiro a julho do corrente ano para a zona vermelha, embora aquela tenha registado uma diminuição de apenas 0,7%", salienta a ACAP.

O resultado negativo registado em julho deveu-se à queda na produção de automóveis ligeiros de passageiros, já que os veículos comerciais apresentaram um comportamento positivo.

A produção acumulada nos primeiros sete meses totalizou 93.704 unidades.

A informação estatística relativa a julho confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 96,4% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo.

Esta situação, sublinha a ACAP, "contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa".

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal, com 84,2%, com a Alemanha a ter 18,8%, Espanha 14,9%, Reino Unido 11,3% e França 10,7%.

O mercado asiático, liderado pela China (10,3%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

EA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.