Constança Urbano de Sousa quer ver penalizado o consórcio SIRESP devido a falhas em Pedrógão

Constança Urbano de Sousa quer ver penalizado o consórcio SIRESP devido a falhas em Pedrógão
| Política
Porto Canal com Lusa

A ministra da Administração Interna quer ver penalizado o consórcio SIRESP, de comunicações de emergência, por “falhas de disponibilidade e de desempenho durante o incêndio de Pedrógão Grande”.

Constança Urbano de Sousa chamou hoje os jornalistas ao Ministério para fazer um ponto de situação dos nove inquéritos, estudos, relatórios e pareceres pedidos pelo Governo após o incêndio de 17 de junho, em Pedrógão Grande, no qual morreram 64 pessoas.

A ministra anunciou ter determinado à Secretaria-Geral da Administração Interna, entidade gestora do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), que inicie os procedimentos para a aplicação de penalidades ao consórcio.

A governante quer também o apuramento de responsabilidades da Secretaria Geral da Administração Interna sobre o que aconteceu em Pedrógão Grande.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.