Vieira do Minho investe 1ME na promoção do empreendedorismo e do emprego

| Economia
Porto Canal com Lusa

Vieira do Minho, Braga, 09 ago (Lusa) - O município de Vieira do Minho vai investir, nos próximos dois anos, cerca de um milhão de euros num programa de promoção do empreendedorismo e de estímulo à criação de emprego, foi hoje anunciado.

O presidente da Câmara, António Cardoso, disse à Lusa que o programa, designado "B2AVE -- Business to Ave", foi comparticipado em cerca de 700 mil euros pelos fundos comunitários.

"A promoção do empreendedorismo e a criação de emprego no concelho são os grandes objetivos", sublinhou o autarca.

O CEO da Coimbra Advanced Innovation (CBRAIN), Nuno Simões, que na quinta-feira apresentará publicamente as iniciativas e a operacionalização do programa, adiantou hoje à Lusa que uma das medidas será a instalação em Vieira do Minho de um laboratório de fabricação digital (FabLab).

Um FabLab é um instrumento de participação no processo de inovação, que permite aos cidadãos, especialistas ou não, construírem a partir de uma plataforma digital os seus produtos e, através de um instrumento de prototipagem rápida, criarem aquilo que se desenhou.

"O laboratório servirá toda a região do Ave", referiu Nuno Simões.

O B2AVE inclui ainda um programa de mentoria empresarial, com "aulas" de apoio à capacitação de cidadãos e empresas, para os ajudar a desenvolver e melhorar os seus negócios e para os orientar no processo de internacionalização.

O programa reserva uma verba de cerca de 200 mil euros para a atribuição de 48 bolsas de seis meses a empreendedores.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.