Standard and Poor's melhora 'rating' da EDP e da EDP Finance para 'BBB-'

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) - A agência de notação financeira Standard and Poor's subiu hoje o 'rating' de longo prazo da EDP - Energias de Portugal e da EDP Finance, de 'BB+' para 'BBB-', com perspetivas estáveis.

Numa nota hoje emitida, a Standard and Poor's justifica estas decisões com a expectativa de uma redução do endividamento e de disciplina financeira.

A agência de 'rating' recorda que a EDP anunciou a venda da rede de distribuição de gás em Portugal e Espanha "por mais de três mil milhões de euros" e considera que esta operação "irá resultar numa desalavancagem significativa" da empresa, sobretudo tendo em conta a estratégia do grupo de redução dos interesses minoritários na EDP Renováveis.

Quanto às perspetivas estáveis, a Standard and Poor's justifica-a com a expectativa de que o rácio dos fundos decorrentes das operações sobre a dívida melhore para cerca de 16% em 2018, depois de se ter cifrado nos 11% em 2010.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.