Efacec ganha projeto de 47 ME para construção de metro na Dinamarca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) - A Efacec ganhou um projeto internacional para a construção do metro de Odense, na Dinamarca, e vai desenvolver toda a parte eletromecânica, um negócio que vale cerca de 47 milhões de euros para a empresa portuguesa.

O projeto será desenvolvido juntamente com a COMSA e com a MUNCK e, para a Efacec, o valor do negócio é de aproximadamente 47 milhões de euros, "o que reflete a dimensão e a integração de soluções que serão prestadas pela empresa", informou hoje a empresa, em comunicado.

O metro de Odense terá 14 quilómetros de linha, 26 estações de superfície, um centro de comando, 14 veículos e 51 cruzamentos, segundo a Efacec, acrescentando que serão transportados diariamente 35.000 passageiros a partir de 2020, ano em que ficará operacional.

A Efacec refere ainda que, até ao momento, "este é o projeto de metro ligeiro que integra um maior número de serviços e valências" da empresa, já que ficará com responsabilidade relativamente às subestações de tração, à catenária, à sinalização, às comunicações, à informação ao público, à videovigilância, à telefonia, à localização de veículos e gestão de frota e ao centro de controlo.

A Efacec é uma empresa portuguesa que opera nas áreas da transmissão e distribuição de energia e dos sistemas integrados nos setores da energia, ambiente, indústria e transportes ferroviários, desenvolvendo soluções de carregamento de energia para a mobilidade elétrica.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.