Câmara de Viseu empresta estação ferroviária à Junta de Bodiosa

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 05 jun (Lusa) -- A Câmara de Viseu vai emprestar uma antiga estação ferroviária da Linha do Vale do Vouga à Junta de Freguesia de Bodiosa, para esta aí instalar a sua sede e desenvolver atividades.

O contrato de comodato foi hoje celebrado entre a Câmara e a Junta de Freguesia e tem a duração de cinco anos (renovados automaticamente).

O presidente da Câmara, Fernando Ruas, lembrou que o município adquiriu à Rede Ferroviária Nacional (Refer) todo o património imobiliário existente no concelho, nos ramais do Vouga e do Dão.

"O que pensámos em relação a todos os edifícios que estão nos dois ramais desativados foi cedê-los, desde que todos eles estejam libertos de compromissos", disse Fernando Ruas aos jornalistas.

O autarca espera que aconteça com o edifício da estação de Bodiosa o mesmo que sucedeu com o da estação de Figueiró, que foi requalificado para acolher a Junta de Freguesia de S. Cipriano.

"Mas depois podem dar aproveitamento à parte restante, evidentemente com atividades que não colidam com o interesse público", acrescentou.

O presidente da Junta de Freguesia de Bodiosa, António José Oliveira, explicou aos jornalistas que esta era uma reivindicação que já vinha do tempo do seu antecessor.

Na sua opinião, o edifício do pós 25 de Abril que a Junta de Freguesia ocupa atualmente, "construído de forma muito simples, sem isolamento", não tem "condições dignas".

"No inverno, com a humidade, os computadores e outras máquinas estão sempre a avariar. O frio é intenso", contou António José Oliveira.

Depois de assinado o protocolo, a Junta de Freguesia vai limpar o edifício da estação, que tem "partes que se estão a soltar" e, posteriormente, avançar para a elaboração do projeto de requalificação.

"Gostaríamos muito que não fosse só uma sede de junta. Penso que o edifício tem condições para, de forma a enriquecer a rede museológica do município, ter um museu alusivo à temática do comboio, dos caminhos-de-ferro e também à exploração mineira de volfrâmio que trouxe muito desenvolvimento para Bodiosa na década de 40/50 [século XX]", acrescentou.

António José Oliveira lembrou que a estação de Bodiosa era "das mais importantes da Linha do Vale do Vouga dentro do concelho de Viseu", sendo ali "que se cruzavam os comboios e se separavam em linhas diferentes".

"É um marco da história que nos é querido e que gostaríamos de ver dignificado", frisou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.