Equador corta salários de altos cargos, vende edifícios e avião para combater crise

| Economia
Porto Canal com Lusa

Quito, 08 ago (Lusa) -- O Presidente do Equador anunciou, na segunda-feira, um conjunto de medidas de austeridade que incluem reduzir os salários mais elevados de funcionários, vender edifícios públicos e mesmo um dos dois aviões presidenciais.

"A situação económica requer medidas de austeridade, sim, mas [que] não afetem os mais pobres da pátria. Já o disse e mantenho", afirmou Lenín Moreno, numa mensagem transmitida pela televisão.

"Estou disposto a pôr à venda um dos dois aviões que a presidência usa para as deslocações das autoridades máximas e de altos funcionários", afirmou o chefe de Estado, acrescentando que "os automóveis de luxo do Governo serão vendidos imediatamente".

Moreno, que tomou posse em maio, ordenou ainda o corte "em 10% do salário de todos os funcionários públicos de nível hierárquico superior, ou seja, aqueles que recebem uma remuneração mais elevada", detalhou o chefe de Estado equatoriano.

Também vão ser vendidos "todos os bens imóveis" na posse da empresa estatal Inmobiliar e o dinheiro angariado com as transações investido no programa "Casa para Todos", uma iniciativa governamental para gerar emprego e oferecer o "acesso à habitação às famílias mais pobres do país".

"A recuperação da economia ainda é subtil e para se conseguir que seja permanente precisamos do esforço de todos. Com ações económicas criativas e, repito, pensando sempre nos mais pobres, seguiremos em frente", sublinhou Lenín Moreno.

O Presidente equatoriano também indicou que o Governo vai cumprir todas as "obrigações internas e externas" e transmitiu aos investidores uma mensagem de confiança, afirmando que os "seus direitos serão respeitados".

"A nossa palavra será sempre honrada", frisou.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.