ANACOM aplica coimas no valor de 1,68 ME no primeiro semestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 ago (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) aplicou coimas no valor total de 1,68 milhões de euros no primeiro semestre do ano em 53 dos 209 processos de contraordenação concluídos, anunciou a própria entidade reguladora.

Nos primeiros seis meses de 2017, a ANACOM já instaurou 244 novos processos, sendo a maioria por "situações de violação da legislação aplicável à oferta de redes e serviços de comunicações eletrónicas e da violação do regime relativo à construção de infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED)".

A entidade reguladora refere existirem ainda ocorrências "por violação das regras aplicáveis ao licenciamento, fiscalização e utilização do espetro de redes e estações de radiocomunicações", bem como "a disponibilização no mercado de equipamentos terminais e de rádio que não cumprem as regras", além de outros "no âmbito dos serviços postais e por violação das regras relativas aos serviços de audiotexto".

Segundo a própria, a ANACOM atua através de "ações de fiscalização de mercado e ações de monitorização e controlo do espetro" e "de supervisão e acompanhamento do mercado das comunicações eletrónicas e dos serviços postais", mas também "reclamações recebidas, denúncias do Ministério Público, tribunais e outros reguladores", tal como "participações e autos da PSP e GNR".

HPG // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.