Festival internacional de vídeo ecológico com gala final em Famalicão

| Norte
Porto Canal / Agências

Famalicão, 05 jun (Lusa) - Vinte e dois filmes oriundos de Portugal, Noruega e Espanha são os finalistas de um festival de vídeo ecológico, cujos vencedores serão divulgados numa gala marcada para 7 de junho, em Famalicão, informou hoje fonte municipal.

Promovido pela Oficina -- Escola Profissional do Instituto Nun'Álvares, de Santo Tirso, o festival já vai na terceira edição e é dirigido a estudantes do ensino secundário ou equivalente, com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos e residentes na Europa.

A gala final terá lugar no parque da Devesa, em Famalicão.

O "bgreen ecological film festival" tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para as questões ambientais, através de "spots" de vídeo, incutindo valores ambientais como o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental.

Os "spots" têm uma duração mínima de 30 segundos e máxima de 45, sendo que os vencedores do Grande Prémio recebem uma viagem EcoAventura aos Açores.

Os vencedores serão escolhidos por um júri de que faz parte o realizador Jaime Serra-Lopes.

No total, concorreram ao festival 79 filmes, tendo o concurso arrancado em meados de outubro de 2012.

A dimensão social é uma das vertentes do festival, com alunos e voluntários da escola organizadora a desenvolverem ações de sensibilização e intervenção ligadas ao ambiente junto de populações desfavorecidas da região.

Este ano, uma das ações coincidiu com a distribuição de ecopontos, lâmpadas de baixo consumo e panfletos explicativos.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).