Câmara de Viana assegura transportes para protesto à porta do primeiro-ministro

Câmara de Viana assegura transportes para protesto à porta do primeiro-ministro
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje o apoio do município, assegurando o transporte, à manifestação dos trabalhadores dos estaleiros e da população do concelho, quarta-feira, junto à residência oficial do primeiro-ministro.

"O município de Viana do Castelo apoiará a manifestação legítima e justa dos trabalhadores junto ao Palácio de São Bento, em Lisboa. Apoiaremos a cedência de transporte, pois esta luta é pela dignidade e pelo direito ao trabalho daqueles que ao longo dos últimos 69 anos ajudaram a construir uma empresa de referência da construção naval nacional", disse à agência Lusa o socialista José Maria Costa.

O protesto junto à residência oficial do primeiro-ministro previsto para 18 de dezembro, às 15:30, foi anunciado na sexta-feira pela comissão de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e pretende reclamar a suspensão do processo de subconcessão - acompanhado do encerramento da empresa -, e a avocação do dossiê pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Como é que o senhor primeiro-ministro está preocupado com o desemprego, quando tem alguém na sua equipa [ministro da Defesa] que só quer fazer um despedimento coletivo. Nós não queremos indemnizações, queremos trabalho", afirmou o porta-voz da comissão de trabalhadores dos ENVC, António Costa.

Os trabalhadores dos estaleiros estão a apelar igualmente à participação da população de Viana do Castelo neste protesto.

"Esta deslocação será, estou certo, saudada e apoiada pela população da cidade de Lisboa, pois trata-se de defender um setor estratégico da nossa indústria e o único estaleiro naval nacional", afirmou, por seu turno, José Maria Costa.

O autarca anunciou ainda que o município vai pedir uma audiência ao Presidente da República para "demonstrar a motivação" destes protestos, que se fazem sentir desde junho de 2011.

"Para lhe expor as razões porque a população de Viana do Castelo não se conforma com a extinção sumária de uma empresa com 69 anos de história ao serviço da construção naval nacional", explicou José Maria Costa.

No mesmo sentido, a comissão de trabalhadores já pediu a intervenção do Presidente da República.

"Senhor doutor Cavaco Silva pronuncie-se sobre este crime social que estão a querer cometer sobre os ENVC", desafiou o porta-voz, António Costa.

"O senhor Presidente da República tem de tomar conhecimento das envolventes nebulosas deste processo e, dentro da sua magistratura de influência, questionar o Governo do porquê deste processo e das motivações", disse, por seu turno, José Maria Costa.

O grupo Martifer anunciou que vai assumir em janeiro a subconcessão dos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, pagando ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, até 2031, conforme concurso público internacional que venceu.

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis, que vai custar 30,1 milhões de euros.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.