Arménio Carlos garante que trabalhadores apresentam-se em Janeiro na empresa

Arménio Carlos garante que trabalhadores apresentam-se em Janeiro na empresa
| Norte
Porto Canal

O secretário-geral da CGTP garantiu hoje que os funcionários dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vão apresentar-se ao serviço a 02 de janeiro "para trabalhar", apesar de anunciado para o próximo mês a subconcessão à Martifer.

A convicção do líder da CGTP foi demonstrada no final da sétima manifestação realizada pelos trabalhadores dos estaleiros desde junho de 2011 e que hoje juntou na cidade de Viana do Castelo cerca de 2.500 pessoas a reclamarem a suspensão da subconcessão, processo que prevê o fecho da empresa e o despedimento dos 609 trabalhadores.

"Vão ver que no dia 02 de janeiro lá estarão estas centenas de trabalhadores a entrarem tranquilamente, logo pela manhã, nos locais de trabalho, nos estaleiros, para trabalhar e para produzir. A reafirmar que não vão baixar os braços, que não querem subsídios, não querem indemnizações, querem trabalhar, caramba", insurgiu-se Arménio Carlos.

O líder da intersindical, que participou na manifestação de hoje, acusa o ministro da Defesa Nacional de tentar "aliciar" os trabalhadores dos ENVC com um plano de rescisões amigáveis ao qual já aderiram cerca de 80 funcionários.

"Respeitamos a opinião pessoal de cada trabalhador. Mas serão 80 em 620, a esmagadora maioria continua a defender os postos de trabalho. Até agora está demostrado que [o plano de rescisões amigáveis] é um enormíssimo fracasso", garantiu Arménio Carlos, exigindo a viabilização da empresa e o início "imediato" da construção dos navios asfalteiros para a Venezuela por 128 milhões de euros nos ENVC.

A CGTP confirmou ainda o apoio à iniciativa da comissão de trabalhadores dos ENVC, que hoje anunciou um protesto à porta da residência oficial do primeiro-ministro, pelas 15:30 de 18 de dezembro.

Nesta ação de luta, em que a população de Viana do Castelo também está a ser convidada a participar, os trabalhadores pretendem reclamar a Pedro Passos Coelho a avocação deste processo e a suspensão do encerramento e da subconcessão da empresa.

O grupo Martifer anunciou que vai assumir em janeiro a subconcessão dos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, pagando ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, até 2031, conforme concurso público internacional que venceu.

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis, que vai custar 30,1 milhões de euros.

Em função da adesão a este plano, poderá ser lançado um despedimento coletivo na empresa.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.