Associações, cooperativas e autoridades debatem no Porto desenvolvimento local

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 dez (Lusa) -- Mais de 20 associações e cooperativas vão debater com as autoridades, este sábado, no Porto, a plataforma regional para a animação territorial, numa iniciativa que revelará novos projetos de desenvolvimento local de iniciativa do terceiro setor.

"A ideia é prepararmo-nos para o novo quadro comunitário de apoio, descobrir novas formas de cooperação, ouvir ideias do poder central e autárquico e pôr as pessoas a comunicar entre si, criando sinergias para 2014, o ano da economia social", explicou à agência Lusa o presidente da Cooperativa do Povo Portuense, Paulo Jorge Teixeira.

O líder da Cooperativa do Povo Portuense, em cujo auditório vai decorrer esta iniciativa da Rede ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, revela que o encontro vai reunir contributos das autarquias, institutos públicos e elementos de organizações privadas.

"São os parceiros ideais para estabelecer pontes para o trabalho em rede. Em tempos de dificuldades crescentes, é obrigação do Estado, do poder autárquico e das instituições criar mecanismos eficientes para uma verdadeira e eficaz proteção social", completou.

A ATLAS - Cooperativa Cultural, ANIMAR e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão apresentar ainda novos projetos de desenvolvimento local, nomeadamente o Telecenter Europe, Universidade Cosmos e Coop 57, cujos detalhes serão divulgados no encontro.

RBA // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.