Prejuízo elevado e suspeita de origem criminosa no fogo de Chaves

Prejuízo elevado e suspeita de origem criminosa no fogo de Chaves
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar contabilizou hoje "prejuízos elevados" com o incêndio que deflagrou na quarta-feira em Oura, Chaves, e se propagou ao seu concelho e sobre o qual recaem suspeitas de "origem criminosa".

Ao final da manhã de hoje, o fogo estava em fase de rescaldo e, no terreno, permaneciam 208 operacionais e 68 viaturas.

As chamas deflagraram junto à Estrada Nacional 2 (EN2), perto de Oura, e evoluíram para o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

O presidente desta autarquia do distrito de Vila Real, Alberto Machado, disse estar convencido que "a origem do fogo é criminosa".

"Foi um incêndio de grandes dimensões", afirmou à agência Lusa.

O autarca referiu que estiveram "pessoas e habitações em risco", tendo sido "retiradas nove pessoas" da aldeia de Vila do Conde "por precaução e pela proximidade do incêndio, que envolveu várias casas".

"Felizmente não houve nenhuma perda nem humana, nem de nenhuma habitação", frisou.

No entanto, salientou que "houve perdas em vinhas, pomares e pinhais".

"Arderam umas centenas de hectares, não consigo precisar neste momento, e são prejuízos elevados essencialmente no que diz respeito a terrenos de vinha e pomares", frisou.

Alberto Machado considerou que os meios envolvidos no combate a este fogo "foram muito bem coordenados e, por isso, embora tenha sido um grande incêndio, não atingiu as dimensões e prejuízos que, com muita facilidade, poderiam ter sido atingidos".

O vento foi uma das principais dificuldades sentidas no combate a este fogo, que chegou a envolver cerca de 350 operacionais e 12 meios aéreos. Para o terreno foram também mobilizados militares do Exército.

As autarquias de Vila Pouca de Aguiar e de Chaves disponibilizaram máquinas de rasto para ajudar nas operações de rescaldo.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.