Estrada Nacional 2 reaberta mas incêndio em Chaves continua com duas frentes ativas

Estrada Nacional 2 reaberta mas incêndio em Chaves continua com duas frentes ativas
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou em Oura, Chaves, mantém duas frentes ativas e está a ser combatido por 349 operacionais e 102 veículos mas a Estrada Nacional 2, que liga Vidago a Sabrosa, já foi reaberta ao trânsito, segundo fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Proteção Civil, disse à agência Lusa que, por volta das 21h00, não "havia indicação de qualquer situação mais crítica" no âmbito deste incêndio.

O fogo avançou em três frentes, uma das quais está "praticamente dominada", estando os meios a ser reposicionados para o combate nas outras duas frentes.

No combate às chamas estão 349 operacionais e 102 veículos. Os meios aéreos foram desmobilizados com o cair da noite.

Para o local foram mobilizados quatro grupos de reforço: do Porto, de Braga, Força Especial de Bombeiros e Grupo de Intervenção Permanente.

As chamas deflagraram na zona de Oura, concelho de Chaves, e desceram para o concelho de Vila Pouca de Aguiar, aproximando-se da aldeia de Vila do Conde.

A Estrada Nacional 2 (EN2) foi, entretanto, reaberta, tal como outras estradas municipais que ligam Vila do Conde ou Loivos.

Na aldeia de Vila do Conde, a agência Lusa pode constatar que se viveram momentos de alguma preocupação devido à aproximação do fogo, que ainda rodeou alguns quintais, e também por causa do fumo intenso que caiu sobre a localidade.

Luís Dias, membro da direção do Clube de Golfe de Vidago, ficou parado num cruzamento, porque a GNR não o deixou passar para ver como estava o campo, localizado junto à aldeia de Vila Real.

Referiu que durante a tarde, os helicópteros mobilizados para o combate ao fogo foram abastecer nas lagoas do campo de golfe, uma situação que já é usual quando se verificam fogos nesta região.

"Sempre que é possível nós facilitamos", sublinhou.

"O fogo esteve a cerca de 200 metros do campo de golfe. Queria ir ver como está o campo, mas não me estão a deixar passar", sublinhou.

A agência Lusa tentou ouvir os responsáveis locais pela Proteção Civil, mas não foi possível obter qualquer informação sobre o incêndio.

Segundo Patrícia Gaspar, desde as 00:00 de hoje registaram-se, em todo o país, 96 ocorrências de incêndios florestais, que mobilizaram 2.922 operacionais, 755 veículos e 44 missões com meios aéreos.

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.