Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Estrada Nacional 2 reaberta mas incêndio em Chaves continua com duas frentes ativas

Estrada Nacional 2 reaberta mas incêndio em Chaves continua com duas frentes ativas
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou em Oura, Chaves, mantém duas frentes ativas e está a ser combatido por 349 operacionais e 102 veículos mas a Estrada Nacional 2, que liga Vidago a Sabrosa, já foi reaberta ao trânsito, segundo fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Proteção Civil, disse à agência Lusa que, por volta das 21h00, não "havia indicação de qualquer situação mais crítica" no âmbito deste incêndio.

O fogo avançou em três frentes, uma das quais está "praticamente dominada", estando os meios a ser reposicionados para o combate nas outras duas frentes.

No combate às chamas estão 349 operacionais e 102 veículos. Os meios aéreos foram desmobilizados com o cair da noite.

Para o local foram mobilizados quatro grupos de reforço: do Porto, de Braga, Força Especial de Bombeiros e Grupo de Intervenção Permanente.

As chamas deflagraram na zona de Oura, concelho de Chaves, e desceram para o concelho de Vila Pouca de Aguiar, aproximando-se da aldeia de Vila do Conde.

A Estrada Nacional 2 (EN2) foi, entretanto, reaberta, tal como outras estradas municipais que ligam Vila do Conde ou Loivos.

Na aldeia de Vila do Conde, a agência Lusa pode constatar que se viveram momentos de alguma preocupação devido à aproximação do fogo, que ainda rodeou alguns quintais, e também por causa do fumo intenso que caiu sobre a localidade.

Luís Dias, membro da direção do Clube de Golfe de Vidago, ficou parado num cruzamento, porque a GNR não o deixou passar para ver como estava o campo, localizado junto à aldeia de Vila Real.

Referiu que durante a tarde, os helicópteros mobilizados para o combate ao fogo foram abastecer nas lagoas do campo de golfe, uma situação que já é usual quando se verificam fogos nesta região.

"Sempre que é possível nós facilitamos", sublinhou.

"O fogo esteve a cerca de 200 metros do campo de golfe. Queria ir ver como está o campo, mas não me estão a deixar passar", sublinhou.

A agência Lusa tentou ouvir os responsáveis locais pela Proteção Civil, mas não foi possível obter qualquer informação sobre o incêndio.

Segundo Patrícia Gaspar, desde as 00:00 de hoje registaram-se, em todo o país, 96 ocorrências de incêndios florestais, que mobilizaram 2.922 operacionais, 755 veículos e 44 missões com meios aéreos.

+ notícias: Norte

Águas do Norte centra serviços em Vila Real e reorganiza instalações para poupar

O processo de reorganização das instalações da Águas do Norte, cuja sede foi este sábado inaugurada, em Vila Real, vai permitir poupanças à empresa e vai respeitar os direitos dos trabalhadores, disse o presidente do Conselho de Administração.

Direção Geral de Alimentação e Veterinária deteta trichinella em javalis caçados em Trás-os-Montes

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) detetou trichinela em javalis caçados em montarias nos concelhos da região de Trás-os-Montes. O consumo de carne dos animais infetados tem risco para a saúde humana por isso todos os javalis abatidos têm de ser submetidos à análise da doença.

Ranking mundial mostra que é mais fácil circular em Lisboa e Guimarães do que no Porto

É no Porto que se perde mais tempo no trânsito... Um ranking internacional revala que conduzir na cidade do Porto à hora de ponta pode ser um verdadeiro teste à paciência dos automobilistas, que ficam muitas vezes bloqueados em longas filas, onde a velocidade de circulação é extremamente baixa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.