Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Estrada Nacional 2 reaberta mas incêndio em Chaves continua com duas frentes ativas

Estrada Nacional 2 reaberta mas incêndio em Chaves continua com duas frentes ativas
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou em Oura, Chaves, mantém duas frentes ativas e está a ser combatido por 349 operacionais e 102 veículos mas a Estrada Nacional 2, que liga Vidago a Sabrosa, já foi reaberta ao trânsito, segundo fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Proteção Civil, disse à agência Lusa que, por volta das 21h00, não "havia indicação de qualquer situação mais crítica" no âmbito deste incêndio.

O fogo avançou em três frentes, uma das quais está "praticamente dominada", estando os meios a ser reposicionados para o combate nas outras duas frentes.

No combate às chamas estão 349 operacionais e 102 veículos. Os meios aéreos foram desmobilizados com o cair da noite.

Para o local foram mobilizados quatro grupos de reforço: do Porto, de Braga, Força Especial de Bombeiros e Grupo de Intervenção Permanente.

As chamas deflagraram na zona de Oura, concelho de Chaves, e desceram para o concelho de Vila Pouca de Aguiar, aproximando-se da aldeia de Vila do Conde.

A Estrada Nacional 2 (EN2) foi, entretanto, reaberta, tal como outras estradas municipais que ligam Vila do Conde ou Loivos.

Na aldeia de Vila do Conde, a agência Lusa pode constatar que se viveram momentos de alguma preocupação devido à aproximação do fogo, que ainda rodeou alguns quintais, e também por causa do fumo intenso que caiu sobre a localidade.

Luís Dias, membro da direção do Clube de Golfe de Vidago, ficou parado num cruzamento, porque a GNR não o deixou passar para ver como estava o campo, localizado junto à aldeia de Vila Real.

Referiu que durante a tarde, os helicópteros mobilizados para o combate ao fogo foram abastecer nas lagoas do campo de golfe, uma situação que já é usual quando se verificam fogos nesta região.

"Sempre que é possível nós facilitamos", sublinhou.

"O fogo esteve a cerca de 200 metros do campo de golfe. Queria ir ver como está o campo, mas não me estão a deixar passar", sublinhou.

A agência Lusa tentou ouvir os responsáveis locais pela Proteção Civil, mas não foi possível obter qualquer informação sobre o incêndio.

Segundo Patrícia Gaspar, desde as 00:00 de hoje registaram-se, em todo o país, 96 ocorrências de incêndios florestais, que mobilizaram 2.922 operacionais, 755 veículos e 44 missões com meios aéreos.

+ notícias: Norte

Porto marca "arranque formal" do processo para nova ponte sobre o Douro

A Câmara do Porto analisa numa reunião de terça-feira um protocolo a assinar com a congénere de Vila Nova de Gaia que formaliza o início do processo da nova ponte sobre o rio Douro, informou fonte autárquica.

Dezenas de pessoas protestam em Braga contra encerramento de parque canino

Dezenas de pessoas, acompanhadas por cães, protestaram, no passado domingo, nas ruas de Braga contra o encerramento do parque canino das Lameiras. A decisão foi tomada pela autarquia depois de ter recebido várias queixas dos moradores.

Bernarda da Conceição: 100 anos de uma mulher multifacetada

Bernarda da Conceição está, este domingo, de parabéns e a festa é de 'arromba' uma vez que completa 100 anos. Desde agricultora, a parteira, feirante e cozinheira, a residente de Vila Verde, Braga, teve uma vida recheada de experiências.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.