Empresa de congelados de Penela investe nove milhões e cria novos empregos

| Economia
Porto Canal / Agências

Penela, 13 dez (Lusa) - A indústria de produtos congelados Frijobel, de Penela, está a investir nove milhões de euros no alargamento das instalações, o que permite a criação de 20 novos empregos, disse hoje um responsável da empresa à agência Lusa.

"Temos um processo de integração de 20 novos trabalhadores", adiantou o diretor geral da Frijobel, Paulo Júlio, explicando que estas pessoas "estão ainda em programas" do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e "irão entrando no quadro da empresa" ao longo de 2014.

O ano que está a terminar, "apesar do contexto difícil de Portugal", vai ser "o melhor de sempre" da empresa, com um volume de negócios superior a 20 milhões de euros, o que representa "um crescimento acima dos 10% em relação a 2012", enfatizou.

"Pela primeira vez, nos 25 anos da Frijobel, o volume de negócios vai ultrapassar os 20 milhões de euros", enfatizou o ex-secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa.

Fundada pelo empresário Raul Vasconcelos, atual presidente do conselho de administração, a Frijobel - Indústria e Comércio Alimentar dedica-se especialmente à transformação e comercialização de peixe e marisco, mas tem vindo a apostar noutros alimentos congelados.

Na quinta-feira, apresentou um croquete à base de chocolate, um produto inovador na área das sobremesas, numa sessão em que participou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva, e o presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias.

Com cerca de uma centena de trabalhadores, a Frijobel é a maior empresa do concelho de Penela, investindo atualmente "no desenvolvimento de novos mercados", além de Portugal e outros países da União Europeia.

"Estamos a procurar novas geografias", como Canadá, Estados Unidos, Brasil, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Hong Kong, disse Paulo Júlio.

Com as novas instalações, cuja construção já começou, a Frijobel pretende "mais que duplicar a atual capacidade de produção de armazenamento de produtos congelados", acrescentou.

"Pelo menos uma das fases da obra estará concluída no primeiro semestre de 2015", referiu o diretor geral.

O grupo liderado por Raul Vasconcelos integra ainda a TJB, uma empresa de transportes e logística de frio, cuja atividade "inevitavelmente vai também acabar por crescer" com o alargamento da Frijobel.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.