PSD desafia Seguro a debater com Passos na Comissão para a Reforma do Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) - O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, desafiou hoje o secretário-geral do PS, António José Seguro, a integrar a Comissão sobre a Reforma do Estado e realizar aí o seu debate com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

No debate quinzenal, na Assembleia da República, Luís Montenegro comprometeu-se a chamar o primeiro-ministro à Comissão para a reforma do Estado, se o secretário-geral do PS mudar de posição e aceitar finalmente integrá-la.

O líder parlamentar do PSD lançou este desafio em resposta à proposta de um debate a dois que António José Seguro fez a Pedro Passos Coelho neste debate quinzenal.

Luís Montenegro referiu que o debate em causa é sobre reforma do Estado e a diminuição estrutural da despesa pública. "Continuamos na Assembleia da República à espera do PS para fazermos esse debate em comissão que foi aprovada por este plenário", afirmou.

"Seja consequente. Se o fizer, se assumir ser consequente com as suas palavras, se quer fazer o debate com o primeiro-ministro sobre a reforma do Estado e a diminuição estrutural da despesa, eu próprio proporei, em nome da bancada do PSD, que na primeira reunião dessa comissão o primeiro-ministro esteja presente para que o senhor deputado António José Seguro possa confrontar o senhor primeiro-ministro com suas propostas", acrescentou.

O líder parlamentar do PSD observou que "era bom" que o PS "tivesse propostas", alegando que "até hoje não há uma proposta do PS para diminuir de forma estrutural a despesa pública".

Antes, Luís Montenegro considerou "um pouco estranho" que António José Seguro proponha um debate a dois com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, alegando que "não têm faltado oportunidades de debate" na Assembleia da República, sobre os orçamentos, moções de censura e de confiança, debates quinzenais, interpelações ao Governo.

O social-democrata sugeriu que "a cada desempenho nestes debates, a cada derrota que vai sendo acumulada" pelo PS, António José Seguro sente a necessidade de dizer que "o próximo é que vai ser".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".