Governo aprova novos modelos de avaliação dos funcionários públicos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) - O Governo aprovou novos modelos de fichas de autoavaliação e avaliação do desempenho dos dirigentes intermédios e trabalhadores da Administração Pública, segundo uma portaria hoje publicada para entrar em vigor sábado.

A revisão do regime de carreiras dos funcionários públicos é uma das justificações do executivo para alterar os modelos do sistema da avaliação de desempenho na Administração Pública (SIADAP), que estavam em vigor desde 2007.

O ministério das Finanças, no preâmbulo da portaria, diz que existe "alguma desatualização" dos modelos de fichas de auto-avaliação e avaliação do desempenho aprovados em 2007, "tornando-se necessário proceder à sua adaptação às novas regras do SIADAP e ao novo regime de carreiras" da função pública.

O diploma tem três anexos: um relativo à avaliação do desempenho de dirigentes intermédios (SIADAP2), como chefes de divisão de câmaras municipais ou diretores de serviço da administração pública, outro para os trabalhadores (SIADAP3) e um último sobre a avaliação com base nas competências.

De fora do diploma fica a avaliação do desempenho dos serviços da Administração Pública (SIADAP1), como institutos ou ministérios e as chefias de topo da administração pública.

O primeiro SIADAP abrangia apenas os funcionários, e só a partir de 2007 incluiu também uma avaliação sobre o desempenho dos serviços e dirigentes, e de todos os trabalhadores independentemente da relação jurídica de emprego público.

O SIADAP avalia objetivos de eficácia, de eficiência e de qualidade, e permite aos avaliadores dar a classificação de "desempenho relevante", "desempenho adequado" e "desempenho inadequado", mas neste último caso a avaliação tem de ser validada por um conselho coordenador.

VP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.