Passos Coelho dá razão a Vitor Gaspar sobre "hipocrisia institucional" do FMI

Passos Coelho dá razão a Vitor Gaspar sobre "hipocrisia institucional" do FMI
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que o ex-ministro das Finanças, Vítor Gaspar, "estava cheio de razão" quando afirmou que havia "alguma hipocrisia institucional" nas posições do FMI, após questionado pelo BE.

"O senhor ex-ministro Vítor Gaspar disse um dia a propósito de declarações idênticas da senhora Lagarde que havia alguma hipocrisia institucional nestas instituições e não posso deixar de dizer o sr. professor Vítor Gaspar estava cheio de razão", afirmou Passos Coelho.

O primeiro-ministro respondia à coordenadora do BE Catarina Martins no debate quinzenal na Assembleia da República, que o questionou sobre se o Governo irá "continuar a negociar com a 'troika´ como se nada fosse" depois de a diretora-geral do FMI, Cristine Lagarde, ter admitido que Portugal deveria ter tido mais tempo para fazer a consolidação orçamental.

Reiterando "estranheza" pelas declarações, Passos Coelho disse que defendia "que o processo de ajustamento pudesse ter tido lugar em quatro anos".

"Parece que o anterior governo nem suscitou a questão. Ficou resolvido que tinha três anos e se tivesse mais de três anos teria que ser um segundo programa que é coisa que eu não quero em Portugal", disse.

No seu pedido de esclarecimento, Catarina Martins respondeu considerou que os portugueses é que veem "hipocrisia institucional" no Governo e na maioria PSD/CDS-PP face à quebra de salários e de pensões e do aumento do desemprego.

Passos Coelho rejeitou que o desemprego esteja a aumentar, afirmando que "o desemprego tem estado a diminuir em termos homólogos também" segundo números do Eurostat.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.