Câmara do Porto revalida protocolos para envolver empresas nas escolas

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 13 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto revalidou os protocolos de cooperação com os 18 parceiros do programa Porto de Futuro, cujo objetivo é transferir boas práticas de gestão do meio empresarial para as escolas da cidade, disse fonte autárquica.

Na memória descritiva do projeto, a que a Lusa teve hoje acesso, destaca-se que "a originalidade destas parcerias está no papel assumido pelas empresas". Não se assumem como mecenas mas "como educadores ativos", promovendo "a aproximação dos alunos ao mundo do trabalho" através do desenvolvimento de projetos educativos, prestando "serviços de consultoria de gestão às direções das escolas" ou integrando "os seus órgãos de direção estratégica".

Na prática, o projeto concretiza-se com "a ligação de uma empresa de referência a cada um dos agrupamentos escolares do concelho, explica o município.

A retificação dos acordos, que envolvem desde início a Direção Regional de Educação do Norte (DREN) e agora contam "com o compromisso da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares" é justificada pelos "sucessivos ajustamentos" da rede escolar do Porto.

A Câmara nota que desde 2007, altura do início do projeto, "a rede escolar tem sido objeto de sucessivos ajustamentos e agregações de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, com consequências na consolidação das parcerias", pelo que "é chegado o momento de rever as responsabilidades assumidas por cada outorgante e renovar o compromisso com as novas gerações".

Apesar dos ajustes, a autarquia assegura manter "os pressupostos" presentes na criação o programa: "Construir o projeto educativo da cidade suportado por uma estratégia participada, integrada e acima de tudo inclusiva".

"Os parceiros do Porto de Futuro partilham a convicção de que a educação é uma tarefa que deve mobilizar todos e que, pelo seu caráter estruturante, é determinante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, coesa e competitiva", acrescenta o município.

O projeto educativo municipal iniciado em 2007 foi em 2012 reconhecido pelo Instituto de Empreendedorismo Social como uma "Iniciativa de elevado potencial de empreendedorismo social" e "assenta numa estratégia participada que envolve na vida das escolas a sociedade civil, nomeadamente o tecido empresarial local".

"Possibilitar aos alunos conhecer de perto a realidade das empresas, conversar com o colaborador de uma empresa sobre a sua função e carreira, e até acompanhá-lo num dia de trabalho é determinante na preparação dos jovens para escolhas informadas e conscientes acerca do mundo que irão encontrar no final do seu percurso escolar", destaca a memória descritiva do projeto.

As aulas do ensino básico também são abertas "a colaboradores de empresas que, em regime de voluntariado, complementam os programas escolares com conteúdos sobre cidadania, literacia financeira, economia, negócios e desenvolvimento de carreiras", acrescenta o documento.

Para além da Escola de Negócios da Universidade do Porto, são parceiros do projeto empresas como a Sogrape, Auto Sueco, RAR, Sonae, Bial ou Porto Editora.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".