Fogo em Viseu dominado e na Guarda extinto

Fogo em Viseu dominado e na Guarda extinto
| País
Porto Canal com Lusa

O incêndio em Mangualde, distrito de Viseu, que lavra desde quarta-feira, foi dominado esta madrugada, e o de Barreiras, agora designado como Miuzela, na Guarda, foi extinto, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Pelas 04:40 estavam ainda na localidade de Abrunhosa do Mato, concelho de Mangualde, 204 operacionais, apoiados por 43 meios terrestres. Em Miuzela, concelho de Almeida, os trabalhos de rescaldo eram realizados por 44 operacionais e 16 veículos.

Os dois fogos de Nisa, distrito de Portalegre, eram aqueles que mobilizavam mais meios esta madrugada, combatidos por quase 670 operacionais.

Na noite de quinta-feira, a presidente do município, Idalina Trindade, informou que uma unidade militar espanhola de emergência, com 158 operacionais, iria reforçar o combate aos incêndios no concelho durante a madrugada.

Segundo explicou à Lusa fonte da Proteção Civil, estes operacionais já estão no terreno e combatem o fogo em Albarrol, onde se juntam a 309 operacionais portugueses. Outro fogo lavra no concelho, em Portas do Rodão, combatido por 155 operacionais.

Na quinta-feira à noite, a autarca indicou não haver registo de casas ardidas, apesar de três aldeias terem sido evacuadas, nem de danos pessoais, e disse não ter sido ainda contabilizada a área já ardida.

Um terceiro incêndio arde em Portalegre, no concelho de Gavião, com uma frente ativa, combatido por 201 operacionais e 49 meios terrestres.

Segundo a definição da Proteção Civil, um incêndio "em resolução" não representa perigo de propagação para além do perímetro já atingido, ou seja, foi dominado, e "em conclusão" significa um incêndio extinto com pequenos focos de combustão dentro do respetivo perímetro.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).