Comité Olímpico de Portugal partilha preocupações com Presidente da República

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- A nova Direção do Comité Olímpico de Portugal apresentou hoje, em Belém, cumprimentos ao Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitando para partilhar algumas das suas preocupações.

Um dos problemas colocados pelo Comité Olímpico, representado pelo presidente José Manuel Constantino, seria aproveitar os próximos Jogos Olímpicos, que se vão realizar no Brasil em 2016, para desenvolver "um conjunto de iniciativas convergentes no plano diplomático e no plano desportivo de modo a que o português possa ser colocado como língua de trabalho do comité olímpico internacional".

Outra das preocupações apresentadas por José Manuel Constantino foi em matéria de preparação para os Jogos Rio de Janeiro2016, nomeadamente "em matéria de financiamento público ao desporto e ao modelo que está em execução".

O governo anunciou às federações que iria aplicar um corte de 20 por cento no financiamento do alto rendimento e seleções nacionais até agosto, depois de ter cortado nove por cento nos contratos-programa já assinados para o desenvolvimento da prática desportiva e enquadramento técnico, preparando-se para diminuir outros nove por cento neste item.

A maioria das federações desportivas já veio a publico denunciar a situação dos cortes, alertando que estes vão colocar em causa o planos da época, nomeadamente a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro2016.

TZF/RCP/NF // NF.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.