Associação de Agências de Viagem interpõe providência cautelar contra decisão da IATA

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jul (Lusa) - A Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) interpôs uma providência cautelar contra uma decisão da Associação Internacional de Transportes (IATA) que obriga as agências a fazer os pagamentos de vendas de bilhetes de avião ao Deutsche Bank.

"No seguimento da comunicação enviada pela IATA, obrigando todas as agências IATA a fazerem o pagamento do BSP [vendas de bilhetes de avião] para uma conta sedeada no Deutsche Bank, na Alemanha, a APAVT interpôs uma providência cautelar no sentido de obter a suspensão da imposição da IATA", informou a associação em comunicado.

Para a APAVT, a decisão da IATA "reduz o prazo médio de pagamento acordado para o mercado nacional".

A providência cautelar foi acolhida pelo Tribunal de Lisboa, tendo agora a IATA dez dias para se pronunciar, acrescenta a associação.

A APAVT recorda que o atual prazo médio de pagamento, de 18,5 dias, foi acordado em sede de APJC (Agency Program Joint Council), que reúne representantes das companhias aéreas e agências de viagens a nível nacional e ratificado pelo PAConf (Passenger Agency Conference), organismo da IATA vocacionado para as relações entre as companhias aéreas e as agências de viagens.

"Sendo provável que o julgamento da providência e respetiva decisão só ocorra depois do pagamento das vendas efetuadas entre 01 e 07 de Agosto, que terá lugar a dia 22 de Agosto do corrente ano, a APAVT alerta os seus associados para a necessidade de efetuar este pagamento para a conta do Deutsche Bank", afirma a associação.

SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.