Presidente da Câmara de Mação diz que já ardeu quase metade da área florestal

| País
Porto Canal com Lusa

Mação, Santarém, 26 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Mação, distrito de Santarém, disse hoje que já arderam mais de 15 mil hectares, quase metade da área florestal do concelho, no incêndio que começou no domingo e se mantém ativo.

"Temos 40 mil hectares, estamos a falar de quase metade do concelho. O fogo ainda não acabou, com total sinceridade não sabemos onde é que pode parar e quando pode parar", disse Vasco Estrela aos jornalistas.

Hoje de manhã, o vice-presidente do município, António Louro, estimou que perto de 20 mil hectares tivessem ardido no concelho, referindo haver cinco a sete casas de primeira habitação destruídas.

Ao início da tarde, Vasco Estrela mantém a preocupação de que incêndio - que mantém três focos ativos, dois deles perto da sede do município - possa atingir a vila de Mação.

O presidente disse à Lusa que uma das frentes de fogo "está a dois, três quilómetros, em linha reta" da sede do concelho e que as chamas, nessa frente, estão a tomar um percurso idêntico ao do incêndio de 2003, um dos mais gravosos desse ano.

JLS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.