"Temos a maior rede de empreendedores sociais da Europa" - PR

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 12 dez (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje que Portugal tem "a maior rede de empreendedores sociais da Europa", enaltecendo uma geração de jovens que "não se resigna" e tem contribuído para a consolidação da economia nacional.

Cavaco Silva discursava na sessão de encerramento da jornada que hoje dedicou ao empreendedorismo social e ao desenvolvimento económico, no Porto, da qual disse sair "mais confiante quanto ao futuro" de Portugal.

"Temos a maior rede de empreendedores sociais da Europa. Temos uma geração consciente das dificuldades que o país atravessa e que, mesmo assim, não desiste, não se resigna", enfatizou.

O Presidente da República disse não ter "qualquer dúvida de que esta é uma geração de jovens empreendedores que, através da sua criatividade e inovação estão a dar um contributo muito significativo para a consolidação da economia nacional".

Para o chefe de Estado é "um orgulho, uma honra", nas funções que exerce, "dar a conhecer ao país iniciativas e projetos" como aqueles que hoje visitou e contactou durante a jornada no Porto.

"Já disse noutra ocasião. Aquilo que se espera desta geração não são soluções milagrosas, mas sim uma dinâmica refrescada, com novas ideias, novos modos de pensar e de fazer como aqueles que hoje vi e ouvi", reiterou.

Cavaco Silva foi perentório: "Acredito nesta geração, acredito em vós e não tenho qualquer dúvida que é na juventude e nesta geração que está a força da mudança".

A jornada dedicada ao empreendedorismo social começou com o contacto com o projeto Cais Recicla, do qual o chefe de Estado destacou "a capacidade e a criatividade do trabalho em rede".

Já da incubadora de empreendedores sociais, a Social Spin da Universidade Católica do Porto, Cavaco Silva afirmou não ter dúvidas que incubadoras universitárias "são pilares fundamentais para potenciar uma nova geração de empreendedores".

Antes do almoço, o Presidente da República reuniu com 50 empreendedores vindos de Norte a Sul do país, tendo o setor e o papel que este deve "desempenhar na consolidação da economia social" estado em cima da mesa.

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, recebeu Cavaco Silva na sua chegada aos jardins do Palácio de Cristal, localização da Biblioteca Almeida Garrett onde decorreu o resto da jornada.

Ficou ainda a conhecer o projeto ColorADD, de Miguel Neiva, que visa, através de um código de cor, a integração das pessoas que sofrem de daltonismo, tendo Cavaco Silva sido desafiado a colocar uns óculos que simulavam a forma como os daltónicos percecionam a cor.

O Presidente da República visitou ainda uma mostra onde contactou com outros projetos de empreendedorismo social, nomeadamente da AJUDARIS, uma instituição de apoio a carenciados, ou a coleção "4 Leituras" dedicada a crianças com idade pré-escolar.

JF/PYT // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.