Final do próximo Festival RTP da Canção realiza-se em Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jul (Lusa) -- A final do festival RTP da Canção, em março de 2018, vai ser realizada no Pavilhão Multiusos de Guimarães, disse hoje o presidente da RTP, Gonçalo Reis, em Lisboa, em conferência de imprensa.

O anúncio foi feito na altura em que Lisboa foi anunciada como a cidade que vai acolher o Festival Eurovisão da Canção, em maio do próximo ano, pela entidade organizadora - Eurovisão e RTP.

A 52.ª edição do Festival RTP da Canção vai realizar-se no Pavilhão Multiusos de Guimarães, que a câmara cedeu gratuitamente, disse hoje Gonçalo Reis, anunciando que o futuro é o festival ter um caráter itinerante, realizando-se em diferentes cidades portuguesas, pelo menos nas próximas quatro edições.

A primeira vez que o Festival se realizou fora de Lisboa, foi em 1983, no Coliseu do Porto, tendo sido já realizado no Funchal, em 1987, em Évora, em 1989, no Estoril, em 1990, e em Santa Maria da Feira, em 2001.

Em 2018, a RTP vai seguir o mesmo figurino que este ano levou à escolha de Salvador Sobral, em que os compositores escolhem os intérpretes, mas as duas semifinais contarão com dez concorrentes cada, das quais sairão cinco finalistas por cada, anunciou o diretor de Programas da RTP, Daniel Deusdado, que sublinhou "a liberdade das canções".

A votação será feita por um júri e pelo público, por televoto, disse.

A 51.ª edição do Festival da Canção, que culminou na vitória do tema de Salvador Sobral como o escolhido para representar Portugal na Eurovisão, realizou-se este ano, tendo sido apresentada pela RTP como uma "janela renovada" para compositores e intérpretes portugueses, com as canções candidatas a serem transmitidas em direto em duas noites de eliminatórias, perante um júri presidido por Júlio Isidro.

Para este novo modelo, a RTP convidou músicos como Rita Redshoes, Luísa Sobral, Samuel Úria, Pedro Silva Martins, dos Deolinda, ou Nuno Gonçalves, dos The Gift, que compuseram para outras vozes.

Em 2016, a RTP decidiu não organizar o Festival da Canção, e Deusdado realçou que o modelo escolhido este ano, que levou à primeira vitória de uma canção portuguesa no certame eurovisivo, "reconciliou o público" com o Festival.

A estação pública está a celebrar 60 anos, e organiza, em 2018, em Lisboa, o Festival Eurovisão da Canção.

As eliminatórias da Eurovisão terão lugar a 08 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio, de acordo com comunicado da organização.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.