Inspetores do SEF dão prazo ao MAI até fim de julho e ameaçam com greve

Inspetores do SEF dão prazo ao MAI até fim de julho e ameaçam com greve
| País
Porto Canal com Lusa

O sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ameaçou esta terça-feira realizar uma greve caso a ministra da Administração Interna não responda, até ao final do mês do julho, às principais reivindicações destes profissionais.

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF), Acácio Pereira, disse à agência Lusa que foi hoje fixado um prazo até ao fim de julho para uma resposta positiva por parte da ministra Constança Urbano de Sousa.

"Considerando estar em causa o risco de regular funcionamento da segurança interna do país, o desrespeito pelo prazo fixado levará à marcação de períodos de greve", adianta aquela estrutura sindical.

Os inspetores do SEF exigem o início das negociações da lei orgânica e estatuto profissional, abertura de concurso externo de admissão de novos funcionários e avaliação dos elementos da carreira de investigação e fiscalização do SEF para que sejam concretizadas as promoções e progressões com previsão no próximo Orçamento de Estado, além da finalização do regime de piquete e prevenção e ausência de investimento em meios materiais considerados imprescindíveis.

Acácio Pereira lamenta também "o silêncio sepulcral" da ministra da Administração Interna e "a ausência de posições concretas" em relação aos tempos de espera de passageiros nos aeroportos, à vigilância ilegal que a ANA faz com câmaras aos inspetores do SEF e à forma como os pressiona para que aligeirem os procedimentos de segurança.

O sindicato sublinha ainda que "não pode pactuar com a inconsistência, falta de diálogo e incapacidade demonstrada pela ministra da Administração Interna para resolução dos problemas públicos que afetam o SEF e os seus inspetores".

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.