Acusada de burla a várias pessoas condenada em Matosinhos a seis anos de prisão

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 12 dez (Lusa) - Uma mulher acusada de burlar várias pessoas num esquema de pirâmide, em que convencia os lesados a confiarem-lhe dinheiro em troca de juro mensal, foi hoje condenada pelo Tribunal de Matosinhos a seis anos de prisão efetiva.

A falsa gestora de patrimónios estava acusada de nove crimes de burla qualificada e três de burla simples, bem como de dois de falsificação, tendo sido condenada apenas por um crime de burla qualificada.

A arguida, detida desde setembro de 2012, ficou ainda obrigada a pagar a cada lesado o valor que lhe foi extorquido, num total de quase 750 mil euros.

Um dos lesados foi o seu próprio médico a quem se terá apresentado como gestora de investimentos e a quem terá convencido a efetuar uma aplicação no valor de 25 mil euros no fundo Gesfim, em troca de um prémio mensal de 500 euros durante quatro anos. Ao arrepio da promessa, apenas pagou o prometido durante dois meses, segundo a acusação do Ministério Público (MP).

Ainda segundo a acusação, a arguida desenvolvia a sua atividade de consultora financeira pelo menos desde 2007, abordando conhecidos, ou pessoas próximas, com propostas de investimentos de baixo risco, alta rentabilidade e juros pagos mensalmente.

Alegadamente, a também falsa solicitadora informava os ofendidos que recolhia quantias de dinheiro junto de pequenos investidores, reunidas num grande bolo a ser aplicado em produtos com alta rentabilidade.

A arguida apresentar-se-ia algumas vezes como investidora da sociedade Gesfim - Espírito Santo Irmãos, e alegava que conseguia com tal atividade gerar altos proveitos.

Contudo, e de acordo com o MP, nunca terá feito nenhum investimento ou aplicação que lhe permitisse pagar ou liquidar os referidos montantes, criando apenas um esquema de pirâmide em que o capital que, alegadamente, angariava dos novos clientes servia para pagar algumas prestações dos mais antigos.

Casos houve em que os ofendidos tiveram lucro efetivo de 22% com a atividade da arguida mas houve, porém, quem perdesse mais de 500 mil euros.

Tanto a advogada da arguida como os advogados dos lesados ainda não sabiam se iriam recorrer da decisão. No entanto, estes últimos, mostraram-se bastantes descontentes com o veredicto.

JYA (LIL) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.